Vereador cobra Greca por 'sumiço' após explosão de casos de Covid-19 | Fábio Campana

Vereador cobra Greca por ‘sumiço’ após explosão de casos de Covid-19

Greca: após reeleição, prefeito disse que não haveria mudança de bandeira, nem lockdownO vereador Dalton Borba (PDT) cobrou hoje um posicionamento público do prefeito Rafael Greca (DEM) sobre a explosão de casos de Covid-19 em Curitiba nos últimos dias. Borba criticou o “sumiço” do prefeito no momento em que a Capital paranaense registra seguidos recordes de novos casos da doença, além do aumento do número de mortes.

“Todos nós gostaríamos que a população entendesse a gravidade e fizesse a sua parte, mas isso é questão de política pública. O que eu vejo é uma ausência total do chefe do Poder Executivo que, neste momento, coloca de uma forma tanto quanto cruel, a secretária de Saúde (Márcia Huçulak) carregando [a responsabilidade pelo plano de enfrentamento à covid-19] nas suas costas, como se ela fosse a única responsável pelo problema. Ela é responsável, mas não tem a chave do cofre”, disse Borba.

Desde que se reelegeu, no último dia 15, Greca só se pronunciou publicamente sobre o aumento do número de casos de Covid-19 logo após a eleição, para afirmar que não haveria mudança de bandeira nem lockdown. Na última sexta-feira, porém, a prefeitura determinou à volta à bandeira laranja, com proibição do funcionamento de bares e casas noturnas.  As informações são do Bem Paraná.

Para o parlamentar do PDT , também é “achismo dizer que os vereadores podem sair às ruas para educar as pessoas” sobre a necessidade do uso de máscaras para evitar a propagação do coronavírus. “A gente tentar oferecer soluções porque ‘a gente testou’, ‘porque na minha casa a gente fez aquilo’, ‘porque eu fique sabendo de um caso de alguém que curou da covid porque tomou chá de erva doce’… Isso é achismo”, considerou Borba, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento recente, considerou “erro grosseiro” a edição de uma medida provisória que resguardasse o presidente Jair Bolsonaro sobre sua “postura convicta de que a cloroquina seria capaz de resolver o problema da população”.

Perto do colapso – Curitiba registrou, hoje, 1.302 novos casos de Covid-19 e 13 mortes de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Oito desses mortes ocorreram nas últimas 48 horas. Com os novos casos confirmados, 80.062 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 65.051 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. São 13.253 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

A taxa de ocupação dos 344 leitos está em 91%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 32 leitos livres.

Em novembro, a infecção voltou a ganhar força em Curitiba, com aumento expressivo no número de mortes e recordes no que diz respeito aos diagnósticos e casos ativos da Covid-19. Com relação aos novos casos, foram registrados 25.871 diagnósticos positivos para o coronavírus na capital paranaense ao longo do último mês, com a média diária de 862,4 notificações. Na comparação com o mês anterior, quando haviam sido confirmadas 284,4 infecções diariamente (com um total de 8.816 casos), nota-se um aumento de 203,24%.

Alerta – O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu alerta máximo nesta terça (1) para a capacidade operacional máxima do sistema de saúde diante do aumento de casos e hospitalizações por Covid-19. O comunicado também alerta que os profissionais de saúde estão nos limites físicos e emocionais.


2 comentários

  1. roberto
    quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 – 10:18 hs

    Curitiba, a amada, recebeu um verdadeiro “presente de Greca”: sumiço, multas astronômicas geradas pelas mais hostis funcionárias públicas, as estaretes, e receita para a espanhola EISA.

  2. quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 – 12:38 hs

    Olha a preocupacao do Vereador, como um sujeito desse foi reeleito. Nao da para entender. E vc vereador o que esta fazendo para conter a epidemia?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*