Leprevost informa que Procon-PR já registrou quase 89 mil atendimentos online | Fábio Campana

Leprevost informa que
Procon-PR já registrou quase
89 mil atendimentos online

Ao longo de sete meses de pandemia ocasionada pelo coronavírus o Procon-PR, órgão vinculado a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), já registrou 88.820 atendimentos pelos diversos canais virtuais oferecidos pelo órgão de defesa do consumidor. As denúncias com maiores reclamações envolvidas foram das empresas de academias, operadoras de telefonia, bancos, financeiras, companhias aéreas.

“Esses registros demonstram o comprometimento do órgão com o consumidor paranaense, solucionando problemas frequentes”, avalia o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

Somente pela plataforma consumidor.gov.br – serviço oferecido pelo Procon-PR e que permite ao consumidor reclamar online –, foram registrados 66.873 atendimentos. Houve um aumento de aproximadamente 56% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram 42.730 atendimentos. Já pelas plataformas do órgão estadual do consumidor foram 21.947 atendimentos em 2020 entre abril e setembro.

A chefe do Procon da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Claudia Silvano, orienta que o primeiro caminho a ser utilizado pelos consumidores é a plataforma consumidor.gov.br. “Participam do serviço mais de 900 empresas, entre elas todas as operadoras de telefonia, bancos, financeiras, companhias aéreas, grandes redes de varejo. Uma vez realizado o registro, a empresa tem o prazo de 15 dias para dar uma resposta ao consumidor. Mas as respostas sempre acontecem em prazo menor”, contou Claudia ressaltando ainda que se for constatada a prática abusiva, os fornecedores estão sujeitos a multas que variam de R$ 800 a R$ 8 milhões.

“Para realizar a reclamação é importante que o consumidor tenha nota fiscal da compra, ou foto do produto anunciado e seguir o passo a passo do registro da reclamação online”, disse o secretário Leprevost.

Caso a empresa contra a qual o consumidor precisar reclamar não participe da plataforma consumidor.gov.br, o Procon oferece ainda outras opções de denúncias, que estão disponíveis no site: www.procon.pr.gov.br.

Obs: A foto foi tirada antes do período da pandemia


Um comentário

  1. sexta-feira, 16 de outubro de 2020 – 22:15 hs

    Essa diretora do Procon Claudia Silvana eu tiro o chapéu para ela………uma competência fora de série …….parabéns Ney ….joao feio

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