Folha de S. Paulo – Pela segunda semana consecutiva, a liderança do Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos à Prefeitura de Curitiba ficou com o deputado estadual Goura (PDT).
O prefeito Rafael Greca (DEM), que chegou a liderar o ranking na última semana de setembro, está em segundo. Em seguida vem Delegado Francischini (PSL), que cresceu mais de 10 pontos e se aproxima de Greca.
Quase empatados, disputando o quarto lugar, vêm Marisa Lobo (Avante) e João Guilherme (Novo).
O IPD é elaborado pela consultoria Quaest e passou por adaptações feitas exclusivamente para a cobertura da Folha no período eleitoral. O índice avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.
A Folha publica semanalmente o IPD dos candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.
São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia).
Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.
Os valores são uma média móvel de 5 dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.
No dia seguinte, é acrescentada a informação do período mais recente e excluído o dia mais antigo para o novo cálculo da média.
“Nós viveremos uma eleição que do ponto de vista das redes conviverá o tempo inteiro com volatilidade. Nas próximas seis semanas veremos muita variação porque estamos captando o pulso, o sentimento que está presente naquele momento”, diz Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Quaest.
2 comentários
Inegável é a força das redes sociais na formação das ideias e escolhas do eleitor, mas não será desta vez que as redes sociais derrotarão o Greca, quem sabe na próxima.
Conversa mole.Nem perto dos 5% vai chegar.