MDB Mulher vai fortalecer candidaturas femininas | Fábio Campana

MDB Mulher vai fortalecer candidaturas femininas

Com pulmão comprometido por Covid, vereadora Noemia Rocha está internada |  Jornal PluralO MDB Mulher lançou nesta quarta-feira (23) o projeto “+Mulheres Eleitas” para fortalecer as candidaturas femininas e aumentar a representatividade nos legislativos e executivos municipais nas eleições deste ano.”No Paraná, estamos fazendo o levantamento das candidaturas, mas observamos o aumento da participação de mulheres como candidatas à vereadora e à prefeita”, disse a vereadora Noemia Rocha, presidente estadual do MDB Mulher, e candidata à reeleição em Curitiba.

O diretório nacional vai fazer um diagnóstico nacional da participação feminina nas chapas de vereadores e para as prefeituras, para então entrar na fase de planejamento de ações voltadas para aumentar a visibilidade das candidaturas.

Pela lei eleitoral, que proibiu as coligações nas chapas de vereadores em 2020, cada partido deve lançar 30% das vagas com mulheres candidatas. O Supremo Tribunal Federal definiu, ainda em março de 2018, que 30% do fundo destinado às campanhas devem ser utilizados em candidaturas femininas.

Em Curitiba, as mulheres estão representadas pela professora Sheila Toledo, gestora pública especialista em educação, como vice na chapa do candidato a prefeito, João Arruda. Na chapa de vereadores são 16 mulheres, incluindo a atual vereadora Noemia Rocha, uma das poucas mulheres na Câmara Municipal.

Além de Noemia, também são candidatas: Alle Nascimento, Ana Paula Vilar, Camila Moreira, Eva da Saúde, Professora Florencia, Iara do Água Verde, Jakeline Moraes, Josi Agostinho, Juliana Ribeiro, Professora Juliana Wazny, Larissa Maftum, Marilda Baron, Pedagoga Silene, Professora Silvia e Silvia Rosa.

Outro bom exemplo bem do MDB de Japira. Luciane Freitas e Samantha Reimão são candidatas a prefeita e vice na cidade do Norte Pioneiro com cinco mil habitantes.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*