Conselho da UFPR suspende escolha de novo reitor pelo menos até o dia 5 | Fábio Campana

Conselho da UFPR suspende escolha de novo reitor pelo menos até o dia 5

O  Colégio Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formado pelo Conselho Universitário (Coun) e pelo Conselho de Curadores, decidiu nesta quinta (10) suspender o processo de escolha do novo reitor por pelo menos duas semanas definição. Com isso fica paralisada o envio da Lista Tríplice para escolha do reitor e vice-reitor pelos próximos quatro anos ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Por 61 votos a dois, os conselheiros decidiram buscar mais informações sobre o processo eleitoral da universidade.  O imbroglio acontece porque os professores Horácio Tertuliano e Ana Paula Mussi Szabo Cherobim , que encabeçam a Chapa 1, alinhada ao governo Bolsonaro e derrotada nas eleições do último dia 2, não retirou a candidatura como de praxe.

A chapa 2, dos professores Ricardo Marcelo Fonseca, atual reitor, e Graciela Bolzón de Muniz, venceu a consulta com  83% dos 17.018 votos. Os conselheiros querem mais informações sobre se é preciso enviar ao governo federal uma lista tríplice, se os dois nomes podem ser enviados, ou se é preciso um terceiro nome. Devem ser consultados juristas e também fontes do Ministério da Educação (MEC). A nova decisão deve ser tomada até 5 de outubro.

Vários estudantes e servidores fizeram protesto na frente da reitoria defendendo resultado da consulta pública, ou seja, o envio do nome somente da chapa do atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca. É de praxe que os derrotados retirem os nomes da Lista Tríplice para garantir a que a escolha seja democrática, mas a Chapa 1 rompeu a tradição e não retirou nome da lista.  A eleição deste ano teve recorde de votos em 2020, com 17.018 votos de estudantes, técnicos, servidores e professores da UFPR. A chapa 1 teve 1.513 votos e chapa 2 obteve 15.505 voto, além de 106 votos nulos e 137 em branco.

O Colégio tem até 60 dias antes da posse da nova Reitoria (marcada para 19 de dezembro) para organizar a lista tríplice com a votação final dos candidatos e enviá-la ao Ministério da Educação (MEC). A nomeação do reitor e do vice-reitor da UFPR é feita pelo ministro da Educação.

Carro de mensagens viralizou

Pela manhã desta quinta (10), um carro de mensagens foi até a casa do candidato Horácio Tertuliano pedindo que ele que retire a candidatura para que apenas os nomes dos vencedores da consulta sigam para aprovação de Bolsonaro. Os vídeos viralizaram nas redes sociais. (Bem Paraná)


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*