Com seis candidatas confirmadas, Curitiba já tem recorde de mulheres disputando prefeitura | Fábio Campana

Com seis candidatas confirmadas, Curitiba já tem recorde de mulheres disputando prefeitura

Christiane Yared (PL) e Carol Arns (Pode); deputada federal e filha de senador Flávio Arns estão no páreo na disputa pela prefeitura da CapitalAlém do recorde do número total de candidatos, a eleição municipal de 2020 também já garantiu o recorde absoluto do número de candidatas mulheres disputando à prefeitura da Capital. Até agora, já foram confirmadas pelo partido seis candidaturas femininas ao cargo majoritário da Cidade: a deputada federal Christiane Yared (PL); Caroline Arns (Podemos); Letícia Lanz (PSOL); Camila Lanes (PCdoB); Marisa Lobo (Avante); e a professora Samara Garratini (PSTU). E esse número ainda pode aumentar, já que o PP faz convenção amanhã, último dia do prazo, e pode lançar novamente a candidatura da deputada estadual Maria Victória, filha do ex-ministro e deputado federal Ricardo Barros (PP), e da ex-vice-governadora Cida Borghetti (PP). A própria Cida Borghetti também é cotada para o posto.

É com folga o maior número já registrado na cidade desde 1985, quando as eleições pelo voto direto foi retomado. Durante os governos militares, as eleições diretas para prefeito das capitais foi suspenso, sob a alegação de que essas cidades eram consideradas como áreas de “segurança nacional”. A escolha era do governador do Estado, que nomeava o prefeito.

Desde 1985, o maior número de candidatas mulheres à prefeitura de Curitiba foi registrado justamente na eleição passada, de 2016, quando concorreram Maria Victória (PP) e Xênia Mello (PSOL). Até então, a Capital paranaense havia tido, nesse período, no máximo uma única mulher na disputa. Nos anos de 1996 e 2000, nenhuma candidatura feminina ao cargo máximo da cidade foi registrado.

História – A primeira mulher a se candidatar à prefeitura da Capital após o fim dos governos militares foi Ellíria Timm que teve 3.696 votos (0,74% do total) em 1985. Ela voltaria à disputa em 1988, quando fez 4.613 votos, ou 0,81% do total.

As candidatas mulheres à prefeitura de Curitiba desde 1985:

1985 – Elliria Timm (PH)

1988 – Elliria Timm (PH)

1992 – Márcia Pradi (PSB)

1996 – zero

2000 – zero

2004 – Vera Helena Teixeira (PRTB)

2008 – Gleisi Hoffmann (PT)

2012 – Alzimara Bacellar  (PPL)

2016 – Maria Victória (PP) e Xênia Mello (PSOL)

(Bem Paraná)


Um comentário

  1. Não sabia
    terça-feira, 15 de setembro de 2020 – 17:24 hs

    Que a Gleise era candidata!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*