Assintomáticos transmitem coronavírus, diz OMS | Fábio Campana

Assintomáticos transmitem coronavírus, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (9) que a “transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto”. O esclarecimento da entidade internacional ocorre após fala da chefe do programa de emergências, Maria van Kerkhove, de que a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”.

“Estamos absolutamente convencidos de que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto”, disse o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan. Kerkhove também voltou a se pronunciar nesta terça-feira e explicou que as pesquisas estão em andamento. Ela disse que recebeu ‘muitas mensagens da noite para o dia’ e que achou importante esclarecer o mal-entendido.

“A maioria das transmissões que conhecemos ocorre por pessoas com sintomas que transmitem o vírus por meio de gotículas infectadas. Mas há um subconjunto de pessoas que não desenvolvem sintomas”, explicou.

“Para realmente entender quantas pessoas não têm [os sintomas], pois ainda não temos essa resposta, existem algumas estimativas. Elas sugerem que entre 6% e 41% da população podem estar com o vírus, mas não apresentar os sintomas”.

“Acho que é um mal-entendido afirmar que uma transmissão assintomática globalmente é muito rara, sendo que eu estava me referindo a um subconjunto de estudos. Também me referi a alguns dados que ainda não foram publicados, e essas são as informações que recebemos de nossos Estados-Membros”, completou.


2 comentários

  1. Palpiteiro
    terça-feira, 9 de junho de 2020 – 16:32 hs

    A verdade é que essa doença virou o delírio dos especuladores, adivinhões, palpiteiros, chutadores e videntes de plantão. Ciência pouca, quase nada. A única coisa que ciência recomendou até agora foi o isolamento, a quarentena, etc, coisas que os curandeiros da Idade Média já recomendavam. Remédios, os mesmos de sempre, além de respiradores do século passado. Nada de novo. As vezes alguém acerta um palpite…

  2. PIMENTA PURA
    quarta-feira, 10 de junho de 2020 – 7:46 hs

    Estes caras da OMS não sabem de nada !!! Se o objetivo for dar palpites em saúde mundial chamem o Zé da esquina…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*