O Ministério da Saúde divulgou há pouco o novo protocolo para o uso da cloroquina no tratamento de pacientes da Covid-19. Atendendo à determinação de Jair Bolsonaro, a pasta autoriza a utilização do medicamento também para alguns casos de pacientes com sintomas leves e moderados da doença — sempre a critério do médico. Para os pacientes graves, como já acontecia, a cloroquina também está liberada.
“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clinicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente”, diz o documento.
Segundo o protocolo, a cloroquina “deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais”.
Entre as contraindicações para o uso do medicamento, estão “gravidez, retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada,
hipersensibilidade ao fármaco e miastenia grave”.
2 comentários
SE O GOVERNO TOMA UMA ATITUDE, É CRUFICADO POR TODOS OS CORRUPTOS, MERCENARIOS E CARRAPATOS ZUMBIS DE LULA MAS SE FICA QUIETO É CRUCIFICADO MESMO JEITO MAS O QUE EES POVO QUER É DINHEIRO FACIL.
Canja cura diarréia?
Banho frio baixa a febre?
Aspirina cura H1N1?
Aciclovir cura herpes?
Benzetacil cura hepatite C?
Ué, quando não se conhece uma solução definitiva, há algum problema em usar paleativos?
ora, bolas…que chatice…