Ratinho Jr: Parceria com Itaipu é a mais próspera da história | Fábio Campana

Ratinho Jr: Parceria com Itaipu é a mais próspera da história

A parceria entre Itaipu Binacional e os governos estadual e federal em diversas ações de desenvolvimento no último ano, principalmente na área de infraestrutura, é a mais próspera da história da usina, avaliou o governador Ratinho Junior, durante visita à hidrelétrica, na tarde deste sábado (29).

Foi o encerramento de uma intensa agenda em Foz do Iguaçu nos últimos dois dias. Também no sábado, Ratinho Junior participou do 6º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), junto com os demais governadores da região, em um hotel da cidade.

Na sexta-feira (28), ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o governador participou da solenidade de inauguração da ampliação e melhorias no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu; da assinatura da ordem de serviço para a construção de mais 600 metros de pista de pouso e decolagem, no mesmo terminal; e do anúncio da duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas. Em seguida, visitou o canteiro de obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que deve ficar pronta em 2022.

São algumas das diversas obras que serão pagas, parcial ou totalmente, com recursos da Itaipu Binacional e construídas com a colaboração de órgãos vinculados aos governos estadual e federal.

“Acredito que seja a parceria mais próspera dos últimos 30 anos ou da história da Itaipu”, afirmou. “Vimos nos reunindo desde o ano passado, por diversas vezes, elencando os projetos de infraestrutura que transformariam todo o Oeste do Paraná e ajudariam no desenvolvimento do Estado e, automaticamente, do Brasil também”, disse o governador.

“Nos últimos meses, de forma muito rápida, esses projetos passaram a sair do papel e começaram a virar realidade, o que está deixando a população muito feliz, porque por muito tempo isso tudo era prometido e não acontecia”, ressaltou. “Agora, o aeroporto de Foz maior e melhor é uma realidade, a nova ponte está se tornando e em breve a duplicação da BR-469 também será, novamente com a participação da Itaipu e do governo do Paraná e do Brasil.”

Segundo Ratinho Junior, a nova ponte vai impactar positivamente na logística e economia do Estado. “Vai fortalecer a relação do Brasil com o Paraguai, mas especialmente a do nosso Estado, porque temos uma conexão forte com o comércio, principalmente o agronegócio do país vizinho”, disse. “O Paraguai é um grande produtor de alimentos e acaba utilizando os nossos portos, de Paranaguá e Antonina, para pode fazer exportação. Facilitar o escoamento dessa produção pelo nosso Estado é uma conquista.”

À vontade após cumprir a agenda oficial, o governador foi à usina acompanhado da esposa, Luciana, e dos filhos Carlos, Yasmin e Alana. Eles foram recebidos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, onde assistiram ao filme institucional da empresa e seguiram em visita guiada pela Divisão de Relações Públicas da margem brasileira.


Um comentário

  1. ORLANDO PESSUTI
    segunda-feira, 2 de março de 2020 – 9:29 hs

    FICO FELIZ DE VER ESSA RELAÇÃO PRÓSPERA DO GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, ITAIPU BINACIONAL, MUNICÍPIOS.
    Digo isso pois, em 2013 e 2014, quando fui Conselheiro de Administração da Itaipu Binacional, já discutíamos em profundidade estudos técnicos para a construção dessa segunda ponte entre o Brasil e Paraguai. Depois, quando o Dr Marcos Stamm era o Presidente e Dr Moisés Pessuti era Conselheiro de Administração da Itaipu Binacional, tive a oportunidade de acompanhar a aprovação dos projetos técnicos e a definição dos recursos para a construção dessa ponte no Paraná e de outra no Estado do Mato Grosso do Sul e, também, participei do anúncio e formalização dessas obras ao lado do Presidente do Brasil Michel Temer e da Governadora Cida Borghetti.
    SEMPRE DIGO QUE SÃO NOSSAS HERANÇAS BENDITAS QUE ESTAMOS DEIXANDO PARA O PARANÁ E PARA O BRASIL!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*