MDB vai ter candidatas mulheres em todas cidades do Paraná | Fábio Campana

MDB vai ter candidatas mulheres em todas cidades do Paraná

Dirigentes dos diretórios municipais do MDB Mulher definiram neste sábado, 29, que o partido terá candidatas às câmaras de vereadores, vices-prefeitas e prefeitas nas 399 cidades do Paraná nas eleições municipais de outubro. “Foi um debate muito proveitoso, um tempo precioso, um incentivo à participação efetiva da mulher nos parlamentos, nas prefeituras, na política. Essa é a mensagem, este é movimento: vamos ter mais mulheres na política”, disse a vereadora curitibana Noêmia Rocha, presidente estadual do MDB Mulher.

Noêmia Rocha adiantou que o partido terá 30% das vagas nas chapas proporcionais e vai incentivar candidaturas de prefeitas e vices-prefeitas. “Temos o total apoio do presidente estadual João Arruda porque acreditamos nas mulheres e queremos que venham fazer parte desse processo tão importante”, disse no final do encontro realizado em Curitiba.

As mulheres, segundo a vereadora, não chegam a 10% do parlamento nacional. “Precisamos equilibrar essa representação. Primeiro, propomos a representação no parlamento de 50% homens e 50% mulheres e para isso temos que temos que ter a reforma política e avançar como a América Latina avançou. Nós perdemos para a Arábia Saudita e isso é inconcebível”.

Candidaturas – O presidente do MDB do Paraná, João Arruda, participou do encontro e disse que o partido fará uma campanha de filiação de mulheres. “Aqui em Curitiba, região metropolitana e em algumas cidades do interior já temos futuras candidatas. Queremos representação nas cidades porque entendemos que as mulheres na política fazem a diferença. Precisamos de mais mulheres na política”, disse.

O MDB Mulher, aponta João Arruda, já está organizado em Londrina, Curitiba, Almirante Tamandaré, Castro, entre outras cidades. “Estamos divulgando as nossas pré-candidatas à prefeitas e estamos canalizando todos os recursos do partido pra eleger prefeitas e vereadoras. Quanto mais mulher, a política melhor”.

O partido já marcou um encontro estadual do setor para 4 de abril em Curitiba para sistematizar as chapas de candidatas e regionalizar as ações do setor em todas as cidades. “Estamos trabalhando para formalizar os diretórios provisórios e incentivar a participação das mulheres nas instâncias decisórias do partido”, disse Noêmia Rocha.

“A mulher é competente e preparada para encarar os desafios de um parlamento e de um executivo e isso que vamos fazer. Vamos incentivar todas as mulheres a se filiar no MDB e a se candidatar”, completou.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*