Ratinho Junior antecipa 13º aos servidores | Fábio Campana

Ratinho Junior antecipa 13º aos servidores

O governador Ratinho Junior mandou antecipar o pagamento do 13º salário dos 300 mil funcionários estaduais para 4 de dezembro. A folha adicional chega a R$ 1,83 bilhão.

Ratinho Junior também autorizou o pagamento antecipado da folha normal de dezembro no dia 23. Na mesma data, serão depositados valores relativos ao terço de férias para todos os servidores que têm direito ao benefício. Normalmente, os vencimentos do funcionalismo são liberados no último dia útil do mês.

Segundo governador, a adoção das medidas é possível em razão da austeridade na gestão financeira do Estado, da reforma administrativa e dos cortes de custeio promovidos durante todo o ano. “Esta é uma demonstração de que temos as contas públicas em equilíbrio e uma forma de valorizar o servidor público”, destacou Ratinho Junior. “Fizemos esforços, cortando mordomias e privilégios. Todo esse trabalho permitiu ao Estado pagar salários em dia e, agora, fazer estas antecipações”.

Ao menos seis estados brasileiros estão em sérias dificuldades para honrar os compromissos com funcionalismo. Em alguns casos o pagamento dos vencimentos mensais têm sido feito de forma parcelada. Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe vêm escalonando os salários e a maioria terá de recorrer a operações extras para pagar o décimo terceiro. “Não vamos deixar em nenhum momento a saúde financeira, maior ativo do Paraná, de lado”, disse Ratinho Junior. “Deixamos de lado o que era supérfluo para apostar naquilo que é mais importante para a população do Paraná”, destacou.

QUADRO – O governo estadual também equacionou a reposição salarial de 2019, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020. No total, o Estado vai pagar 5,08% de reajuste.

Além disso, a atual gestão colocou em andamento concursos públicos para seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis (50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária e 988 professores.

Também estão previstos concursos para contratação de servidores para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.


7 comentários

  1. Claudinei Wach
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 4:22 hs

    Sr Fabio Campana, por gentileza reveja essa matéria, pois os servidores não tiveram nenhum reajuste de 5,08% e sim vai receber fatiado 2% 2020, 1,5% 2021 e 1,5% 2022 … referente 5 anos que o governo do estado não paga a reposição da inflação para os servidores do poder executivo e enquanto isso o Executivo e o legislativo do Paraná favorecem os servidores que mais ganham bem no Estado: MP, TJ , TC e ALEP dando a eles 4,94% integral e retroativo de maio de 2018. É justo? Falta de respeito com os demais servidores que dão o sangue na linha de frente. Exemplo são os Policiais Militares e Bombeiros, Policial Civil, os servidores da Educação e os servidores da Saúde que estão 24h dentro dos hospitais do estado passando apuro e fazendo o seu extremo para receber essa falta de respeito.

  2. Olho vivo
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 7:30 hs

    Ele autorizou o pagamento dia 4, porque os ocupantes de cargos em comissão TEM até dia 5 pra pagar R$ 500,00 para um almoço dia 9 em Santa Felicidade.
    Claro que tudo espontâneo
    Estamos de olho!!!!!!!

  3. Lacerda
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 8:39 hs

    palavras tendenciosas no papel, re-arrumadas para deixar a pessoa do Sr. Carlos Ratinho Richa Massa, “bem” diante o paranaense… estamos de OLHO…

  4. Genildo
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 9:54 hs

    Vamos aplaudir o Sr. Governador do Estado do Paraná, afinal é a primeira obrigação que tenho noticia que ele vai cumprir, se bem que já tivemos governos que fizeram esse pagamentos com antecedência maior. Aproveitando o ensejo também vou aplaudir o caixa eletronico quando ele me entregar um dinheiro que já é meu……..

  5. Antonio Álvaro Rosar
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 10:03 hs

    Aposentados também?

  6. EU
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 12:33 hs

    Essa ¨bondade” do RATAZANA JÚNIOR não resolve a questão da falta de reposição salarial aos funcionários públicos de carreira do Executivo do Paraná (daqueles que carregam o piano). São praticamente 5 anos sem reposição da inflação acumulando mais de 30% de perdas salariais.
    A única coisa que tamanha “bondade” revela é a de que as finanças do Governo não andam tão mal assim, podendo então reajustar os nossos salários.

  7. xiru de palmas
    sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – 17:56 hs

    O comércio agradece.
    Somente um mentecapto para achar que esta é uma atitude humanista do senhor governador.
    Com isso ele consegue aliviar os comerciantes (seus eleitores) de um final de ano mais apertado.
    O coitado do servidor irá gastar todo o dinheiro antes de chegar o final do ano.
    Isto é, irá iniciar o ano duro, como sempre.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*