Bicentenário de Anita Garibaldi é tema de palestra em Curitiba | Fábio Campana

Bicentenário de Anita Garibaldi é tema de palestra em Curitiba

Os projetos para a comemoração do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi serão apresentados nesta segunda-feira (4) em Curitiba. O presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, detalhará o tema a partir das 19h, no Palácio Garibaldi, no centro histórico da capital. A palestra é gratuita.

Cadorin, um dos grandes estudiosos de Anita Garibaldi, falará sobre diversos episódios da vida e da obra daquela que é chamada de heroína dos dois mundos por sua participação em batalhas históricas no Brasil e na Itália. As comemorações do bicentenário de nascimento ocorrerão em 2021 e estão marcadas para San Marino, na Itália, no Uruguai e no Brasil.

ROSA – Um dos projetos a ser apresentado por Cadorin é o “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”. “Uma Rosa para Anita” é iniciativa do Museu e Biblioteca Renzi, de San Giovanni in Galilea.

Foi desenvolvida uma muda híbrida de rosa batizada de “Anita Garibaldi”, a planta foi doada Instituto Técnico Garibaldi-Da Vinci, de Cesena. No Brasil a muda está sendo cultivada no laboratório da Unisul em Santa Catarina.

A presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, já iniciou as negociações para trazer ao Paraná mudas da Rosa de Anita . “O trabalho realizado pelos técnicos da Unisul é primoroso. O objetivo é levar mudas da Rosa de Anita para várias cidades paranaenses”.

“Muito importante esse trabalho de comemoração e resgate dos valores da grande mulher que foi Anita Garibaldi. Uma mulher guerreira, forte e determinada que nasceu em Santa Catarina e trilhou um caminho de grandes feitos no Brasil e na Itália”, afirma Cida.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*