Gleisi desabafa e anuncia separação de Paulo Bernardo | Fábio Campana

Gleisi desabafa e anuncia separação de Paulo Bernardo

Em pouco mais de dois anos, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) testemunhou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a prisão do líder maior do seu partido e a derrota nas urnas que escancarou uma força antipetista no país. Enquanto o PT enfrentava sua maior crise, Gleisi entrou para a lista de investigados da Operação Lava Jato, trocou o Senado pela Câmara, se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores e se separou do ex-ministro Paulo Bernardo, com quem estava casada desde 1998 e com quem tem dois filhos, de 17 e 13 anos. As informações são Luíza Souto da Universa/UOL.

A advogada de 53 anos diz que pretende se manter no comando do maior partido de oposição do país. Questionada sobre um cenário para as eleições presidenciais de 2022, Gleisi usa o futuro do pretérito para afirmar que, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiver condições –ele cumpre desde 2018 pena de 8 anos de prisão e já foi condenado em primeira instância a outros 12 anos–, não haverá dúvidas sobre sua candidatura. “Não construímos lideranças de uma hora para outra”, diz a presidente do partido, que cita Fernando Haddad com nome reserva. Até lá, reforçará suas críticas incisivas ao presidente, a quem chama de “ser folclórico” e “bandido”. Mas ameniza o tom quando instada a apontar uma proposta boa nesses sete meses de governo. “Talvez o 13º do Bolsa Família”.

Na planilha de repasses irregulares da Odebrecht, ganhou o apelido de “amante” e tem seu nome rimado com a palavra louca na língua inglesa, dado o comportamento aguerrido. “A vida sexual dos homens nunca é discutida na esfera pública”, reflete a petista de 1,60m, que só não se tornou freira porque o pai não deixou.

Em uma hora de conversa com Universa, no segundo andar da sede do partido no centro de São Paulo, a deputada comentou críticas ao seu modo de agir e voltou a dizer que partido é vítima de perseguição. Leia, a seguir, trechos da entrevista. A íntegra você pode assistir no Youtube ou ouvir no podcast.

Críticos se referem à senhora como uma mulher que fala loucuras, atribuindo-lhe o apelido de “Crazy Hoffmann” por atitudes como a ida à posse do ditador venezuelano Nicolás Maduro. Tem a ver com o fato de a senhora ser mulher?
Acredito que sim, porque quando os homens são mais enfáticos, são compreendidos. Ninguém os chama de loucos. Quando é uma mulher, e eles perdem a razão, aí vem argumentos como esses. Tudo que eu falei foi dentro de um contexto e que achava procedente, então utilizei forças de expressão para mostrar a gravidade dos fatos e a minha contundência em relação a eles. Sofri e sofro muitos ataques, mas adotei a prática de ajuizar ações contra essas agressões, e ganhei várias. Um colunista insinuou, por exemplo, que eu tinha relações sexuais com um dos delatores da Lava Jato. Geralmente buscam depreciar a mulher usando esses fatores.

Recentemente, a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) enviasse o processo em que a senhora e o ex-ministro Paulo Bernardo respondem por crimes contra administração pública para a 13ª Vara Federal de Curitiba. Como essas situações afetam seu casamento?
Nós nunca deixamos isso afetar a relação. Eu e Paulo estamos separados já há mais de um ano, mas não foi por conta da política e nem por conta dessas questões. Sempre tivemos muita clareza do que seria, tanto que ele é militante também, por muito tempo foi deputado e é filiado ao PT, ele conhece bem o que significa o mundo da política, a forma como se fazem as disputas e conhece bem também o machismo na sociedade. Então sempre teve muita compreensão do meu lado e do lado dele.

Sobre a eleição da presidência do PT, em novembro, o que o partido ganha mantendo a senhora no cargo?
Como sou a primeira presidenta, a referência para as outras mulheres petistas e também para as mulheres que fazem política é muito grande. É o maior partido de esquerda do Brasil e da América Latina, e assumir essa presidência mostra que o PT tem uma política de comprometimento com a participação das mulheres nos seus processos decisórios. Nós somos o primeiro partido a implantar cotas para as mulheres nas direções. Começamos com 30% e hoje nós temos 50%. Não tenho dúvidas de que sou consequência dessa política. Eu gostaria muito de continuar no cargo. Meu nome está à disposição.

Uma ala do PT gostaria que a senhora não disputasse a presidência novamente. Por que a senhora incomoda?
Faz parte da trajetória do PT e do nosso histórico. É muito difícil o PT ter uma unanimidade. Óbvio que tem pessoas que têm críticas à minha gestão, por eu ter sido mais afirmativa, mais combativa, mais aguerrida, mas achava que era o momento de ser assim. Nós tínhamos sido destroçados por um golpe que retirou Dilma da Presidência da República, depois prenderam o Lula, que é o maior líder político popular do Brasil. Precisava ter uma posição de mais enfrentamento.

O partido pensa em uma mulher para as próximas eleições presidenciais?
Não temos nenhuma discussão para 2022. Primeiro porque nós temos a figura do Lula, e apostamos muito que o Lula saia da prisão, porque é injusta e ilegal. O Lula é uma grande liderança do partido, e tendo condições de disputar, não teria dúvidas de que o PT disputaria com ele. Obviamente, se isso não acontecer, tem o nome forte no partido que é o do Fernando Haddad, que já foi nosso candidato a presidente. Não formamos candidatos e não construímos lideranças de uma hora para outra. Obviamente, ele é um dos nossos nomes para 2022, não tenho dúvidas disso. Mas está muito cedo para discutir a eleição de 2022.

Haddad criticou a senhora por ter dito que ele é um bom nome para a Prefeitura de São Paulo e também fez críticas quando a senhora foi à Venezuela apoiar Maduro. Como é a relação de vocês?
É muito boa. Acho que os ruídos são mais externos a nós do que entre nós. E tem um pouco de fofoca também. Óbvio que o Haddad tem todo direito de fazer as críticas e posicionamentos dele, assim como eu tenho, mas a gente se respeita muito. O Haddad é um grande nome do PT, é uma das figuras de grande representatividade.

A senhora acha que o partido, em algum momento, se vitimizou?
Não. Na realidade, o partido foi vítima de um processo armado de perseguição, de criminalização do PT e do próprio presidente Lula. Estamos vendo agora, com as revelações do Intercept, tudo aquilo que falávamos.

Nesses sete meses do governo Bolsonaro, qual a sua avaliação até aqui?
É um governo com projeto de destruição. O Bolsonaro é um ser folclórico. Esses dias fiz uma afirmação pesada, mas acho que é isso mesmo: é um bandido na Presidência da República, que flerta com milícias, com o ilícito, com o autoritarismo, capaz de se dizer cúmplice de um assassinato, de um desaparecimento político no Brasil. Durante esses 7 meses não teve uma proposta sequer para tirar o povo da crise. Nós não temos uma política de empregos no país, uma política de renda, de renegociação da dívida.

A senhora vê algo de positivo no governo do presidente Jair Bolsonaro?
Não vejo nada de bom no governo Bolsonaro. Ou seja deu com uma mão e tirou com a outra, fez apenas uma compensação orçamentária.

A aprovação da reforma da Previdência foi uma derrota para a oposição?
Não totalmente. É uma derrota para o povo brasileiro, porque ela desmonta o sistema de Seguridade Social, mas nós conseguimos, por exemplo, não deixar privatizar a Previdência, a capitalização não passou, também não permitimos que mexessem com a aposentadoria dos [trabalhadores] rurais. Então, tivemos algumas vitórias importantes dentro da conjuntura difícil que nós estamos vivendo, mas obviamente o contexto geral da reforma é muito ruim para o Brasil e vai se mostrar logo na realidade vivida pelo povo brasileiro. Vamos continuar fazendo uma oposição sistemática e dura, com propostas para o Brasil, como um programa emergencial de emprego e renda. Se Bolsonaro quiser, pode implementá-lo.


40 comentários

  1. PitBull
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 11:32 hs

    A CASA CAIU…
    Tudo o que foi construido sobre FAKES está indo pro buraco…
    o PT, LULA, DILMA, MST, MADURO, CUBA etc…
    ACABOU…..o povo ACORDOU….
    ENFIA A VIOLA NO SACO ……TCHAU CREIZY…..

  2. SERGIO SILVESTRE
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 12:50 hs

    Pois é,conheço a Gleise quando passou por Londrina numa secretaria e o Paulo Bernardo que é daqui,foi o melhor tempo de Londrina,shows na Concha,bares superlotados,emprego a mil.
    O prefeito Nedson ficou por 8 anos e fez mais que todos prefeitos anteriores junto,saneou fundos de vales,urbanizou a beira do lago Igapó e começou as construções na Gleba Palhano.
    Eramos felizes e jogamos tudo pela janela,é o jeito masoquista do humano,fazer o que.

  3. jorge
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 13:34 hs

    Ponto pra Paulo Bernardo. Será que tem a haver com o pedido dela de visitar o Lula quando quisesse?

  4. jorge
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 14:08 hs

    Lamento muito que Fabio Campana dê voz a esta corrupta

  5. Vania Martins
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 14:19 hs

    Falsa!!!
    Doente memtal!!

  6. MSA
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 14:39 hs

    Ainda perdem tempo entrevistando esta mulherzinha insana? Tinha que ser o UOL mesmo… Aff

  7. Cangaceiro
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 15:13 hs

    SS não sei em qual Londrina você viveu no tempo do Nelson, se perguntar quem ET o Nelson aqui em Londrina pouquíssima gente se lembrará, olha os amigos do Nelson….Paulo Bernardo, André Vargas, Gilberto Carvalho, precisa dizer mais alguma coisa ou quer que desenhe

  8. Flavio
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 15:50 hs

    Silvestre, vcs do PT sofrem de:
    a) LOUCURA;
    b) ESQUIZOFRENIA;
    c) BIPOLARIDADE:
    d) TODAS JUNTAS.

  9. João
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 16:52 hs

    Eita! Silvestre do céu!

    O segundo mandato do Nedson em Londrina foi terrível, a maior greve dos funcionários municipais até hoje! 30 dias de barracas montadas na varanda da prefeitura!!!
    o segundo mandato foi terrível!!! até por problemas particulares do prefeito na época, porem é o que houve!
    E outra a decisão judicial daquela greve saiu a pouco tempo atrás milhões para a combalida prefeitura pagar!
    SOLUÇÃO PARCIAL???

    MANDATO DE 5 anos SEM reeleição.

    ITAMAR foi bem na sucessão de Collor.
    FHC foi bem no primeiro mandato.
    LULA foi bem no primeiro mandato.
    DILMA foi mais ou menos no primeiro mandato
    LERNER foi bem no prmeiro mandato no Paraná

    IMPERATIVO: Todos foram mal no segundo mandato

  10. Rogerio
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 16:54 hs

    Nao sei pq a imprensa perde tempo entrevistando uma debil dessa, só não foi varrida da politica pq ficou com medo de disputar uma vaga no senado federal, senão tava igual ao mamona requiao.

  11. Genildo
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 17:29 hs

    O Sérgio Silvestre……pra escrever o que você escreveu você certamente esta bêbado……bêbado desde aquela época por sinal. Os bares ficavam cheios porque era mais seguro ficar nos bares do que circular pelas ruas esburacadas em que o Nedson deixou. Aliás, foi esse mesmo Nedson que se escondeu na COHAB ali da Pernambuco fugindo do funcionalismo municipal em greve né? O maior feito do Nedson foi reunir todas as classes dos funcionários municipais na mais extensa greve de Londrina. SS. voce não pode ver um pilantra que já quer defender né?

  12. HORA DA VERDADE
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 18:01 hs

    Transpira RESSENTIMENTO, não apenas politico, mas homofóbico em relação aos homens. Um feminismo exacerbado que talvez venha inoculado pela separação. Dizer que em politica não se discute o relacionamento sexual dos homens é piada. Em campanha políticos os caras montam plantão nas portas dos motéis para darem o flagra nos adversários. Mas ter o apelido de “amante” nos arquivos da corrupção, é o mesmo que acender um rastilho de pólvora para ver a explosão. Milhões se interrogavam como estaria reagindo o marido ao ver o codinome da esposa exposto às feras….deu no que deu.

  13. Guerra
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 19:10 hs

    CRAZY, A LOUCA.

  14. SERGIO SILVESTRE
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 22:31 hs

    Caganeira,aqui em Londrina existem 100 mil idiotas corneteiros como você que é a desgraça do time,da cultura e da cidade,vai pagar o personal trainer cubano da sua mulher cara.

  15. sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 22:34 hs

    Gleisi Hoffman é uma mulher honrada e muito competente. Queria muito q ela continuasse como presidenta do Partido dos trabalhadores. Ela é tão importante para o Partido dos Trabalhadores q é alvo das maldades dos admiradores do ditador bozo. Eles só atacam quem os consideram importante. #GleisiMulherHonrada.

  16. Hélcio Furlan
    sexta-feira, 9 de agosto de 2019 – 23:39 hs

    Gleise fucinho de porco… Tua hora vai chegar. Meu sonho eh ver vc apodrecer na cadeia.

  17. ARYS
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 0:49 hs

    Desde quando esta pessoa é advogada? Me apontem UM MÍSERO caso no qual ela atuou. Ter OAB não significa ser advogado. Ela e o atua!l presidente.do conselho federal são uma vergonha para a profissão

  18. Ronaldo De Souza
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 1:21 hs

    Mas uma vez tenta enganar o povo dizendo que Lula será candidato.. Mas adora fazer o povo de besta vai procurar sua turma (lava jato) quem será em 2022 será Rui Costa entenda isso é não vai ser vc que irá impedir.

  19. Angelo
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 2:13 hs

    Essa turma está nervosa porque a mamata está acabando conheço alguns colegas de infância que partiram para fazer parte do PT vivem a custa das mamatas que esse partido proporcionava a eles, como o novo Presidente esta cortando tudo, eles estão entrando em desespero.

  20. Saile
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 5:21 hs

    Sinceramente não conheceu Londrina mas tenho amigos que são Petistas e defendem Lula e qualquer um que defenda e a Glese é uma delas é sendo PRESIDANTA do maio partido de Oposição está fazendo o papel dela .ou esperar que alguém do desgoverno irá defender o P T ,?

  21. Grace
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 7:36 hs

    Ainda bem que o marido chifrudo tomou vergonha na cara.
    A amante do ladrão , promíscua, piranha, se esfregando e transando na maior cara lavada com o 9 dedos. Só podia dar nisso. Separação! Amante de ladrao! Asco! Nojo!

  22. Vanda Gama
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 7:51 hs

    Grande Gleisi! Você é uma guerreira! Nesse país de machistas, misóginos, você nos representa! Não se importe com os “asnos” que não entendem de nada, muito menos de política! Vá em frente! Gleisi, presidenta do PT!

  23. Nilson do Amaral Lopes
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 8:04 hs

    🐄 insana

  24. Carlos Augusto Batista dos San
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 8:18 hs

    O povo do Paraná, ainda eleger esta Barbie É OUTRA VERGONHA NACIONAL… “AMANTE NA ODEBRECHT, OEGA SUA RETA E VÁ PARA A VENEZUELA VAI!!!

  25. Miguel Dias
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 8:36 hs

    A casa caiu Gleisi, Bernardo caiu e logo logo vocês dois estará preso vocês são ladrões o BABACA já está preso

  26. Marco Costa
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 8:47 hs

    Essa senhora e tresloucada ,todo Brasileiro sabe que ela faz parte de uma grande quadrilha que é o PT ninguem acredita mais nesse tipo de gente ,promíscua arrogante,vida sexual sem nenhum pudor ficaram milionario em detrimento a miseria do povo Mais pobres (,e se intitula partido defensores dos mais pobres)essa gente deveria ta presa se nao tivessemos um STF DE BANDIDOS.

  27. Robson Santos
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 9:20 hs

    Cadeia para essa corja é pouco! Pt é sempre foi uma organização criminosa, quem não enxerga isso ou sofre de alguma deficiência mental ou é corrupto como todo partido!

  28. RICARDO BELLO
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 10:26 hs

    Essa senhora que não tem nenhum princípios, está se aguentando como pode ! O PT já era….partido de esperança dos trabalhadores se meteu no maior caso de corrupção e ingerência que o mundo já viu !!! Adeus PT e sua gangue !!!

  29. Terere
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 10:36 hs

    Bernardo…chupou a manga quando era doce hein ???
    Agora larga o caroco né ….fidumaegua ….

  30. Irani soares
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 10:41 hs

    É incrível, desalentador o odio das pessoas, a crítica é política e nunca deve ser pessoal, como podem atacar as pessoas? Falaram aqui que ela e corrupta..cadê as provas, ela já foi julgada? já foi condenada por corrupção? cabe até ajuizar uma ação por danos morais, esse tem que ser o caminho, para essas pessoas que se escondem nas redes sociais para ofender pessoalmente seus adversários políticos. Tem dar um para te quieto no bolso, que eles logo se aquietam

  31. Edna
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 11:55 hs

    O partido que deu com uma mão é tirou coma outra foi PtLula e Dilma não foi o Bolsonaro. Aliaz foram bilhoes de retiradas que o 9 dedos fez aos BRASILEIROS.OS BRASILEIROS NÃO QUEREM MAIS NINGUÉM DA ESQUERDA NO PODER. ILUSÃO MESMO LULA SAINDO HOJE DO HOTEL DA PF NUNCA SERIA ELEITO NOVAMENTE.

  32. sábado, 10 de agosto de 2019 – 12:19 hs

    Falam de desemprego ,justica e citam ate (povo brasileiro ) como se tivesse muita moral , …eu te faco uma pergunta so: vc arrumaria a bagunca q fizeram em 7 meses? !!! Tenha santa paciencia ne!! Fizeram o q fizeram , roubaram tudo da gente e ainda se acha ! Vou citar so uma loucura do seu pessoal : fizeram um estadio de futebol pra acontecer um jogo so !!! E quem ta pagando por isso ? ( o povo brasileiro)💪💪💪

  33. sábado, 10 de agosto de 2019 – 12:23 hs

    Será a amante de Lula PRESO?
    Sempre vai lá aliviar as tensões do ladrão!
    Kkkkkkkkkkkkkk

  34. Amauri antonio paulini
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 14:10 hs

    Ela fala de golpe o golpe quem deu foi eles seu partido quem elegeu bolsonaro foi o povo brasileiro reconheça suas falhas não coloca culpa nos outros que fica mais fácil de vocês um dia participar de uma eleição e obter sucesso

  35. Sérgio a c branco
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 18:12 hs

    o apelido faz sentido A louca .. mas poderia ser tb A IDIOTA

  36. Helio dias da cruz
    sábado, 10 de agosto de 2019 – 20:54 hs

    Será q casa com Lula ?

  37. domingo, 11 de agosto de 2019 – 11:23 hs

    SERÁ QUE ELA VAI FICAR COM O COISA AGORA QUE TÁ LIVRE DO ..NHECO;;;;;;???????????????????????????????????????????

  38. NÃO VOTE EM QUEM JÁ FOI
    segunda-feira, 12 de agosto de 2019 – 9:47 hs

    Vão separar as quadrilhas.

  39. NÃO VOTE EM QUEM JÁ FOI
    segunda-feira, 12 de agosto de 2019 – 22:41 hs

    Vanda Gama, pergunte ao PB se a amante é uma mulher honrada. Pergunte ao Chambinho também que saiu todo arranhado em um ataque de ciumes.Pergunte ao Zeca do PT que rodou muito tempo naquele gramado e também ao Lularapio. Esta aí é mais rodada que caminhão de entrega rápida.

  40. Scott Dalmar
    quinta-feira, 15 de agosto de 2019 – 0:10 hs

    Todos sabem que Crazy é amante de Lulla. E faz tempo.
    Também transou com Haddad, Zé Dirceu, Palocci e Renan.
    Mas isso é problema dela.
    O problema nosso são as centenas de bilhões que nunca mais veremos de volta ao BNDES. Esse é o grande problema, não é Gleisi queridinha?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*