A Assembleia Legislativa aprovou projeto do governo que prevê reajuste de 5,08% para os servidores públicos estaduais do Executivo, parcelado até 2022. A proposta estabelece o pagamento de 2% em janeiro do ano que vem; 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022. O pagamento dos dois últimos índices está condicionado à disponibilidade de caixa do Estado.
Os servidores do Executivo – que estão com os salários congelados desde 2016, e acumulam perdas de 17% – reivindicavam a reposição de 4,94% relativa à inflação de maio de 2018 a abril de 2019 retroativa a maio deste ano. O governo apresentou nova proposta, mantendo o parcelamento, com o pagamento da primeira parcela de 2% em janeiro do ano que vem. Apesar de não concordarem com os termos da proposta, no dia 13 de julho os professores e funcionários de escolas públicas estaduais decidiram suspender a greve, decisão seguida pelas demais categorias logo depois.
3 comentários
Isso é uma vergonha, enquanto judiciário, TCE, legislativo, recebem o reajuste da inflação todo ano sem parcelamento, o executivo não recebe desde de 2016, seus 17% atrasado, ainda o reajuste desse ano parcelam para 2020. Não sabia que inflação vem parcelada para o trabalhador. Governo lixo usa dois pesos e duas medidas, com dinheiro do contribuinte!
Só esperamos, que melhore a infraestrutura do Estado, como segurança, estradas, saúde, saneamento, etc…….mas acredito que nada vai mudar, e a desculpa, como sempre, falta de verba!
Esse governo tem meu apoio e admiração.