Centenas de jovens poloneses de todos os países da América do Sul, reuniram-se nesta quinta feira, na abertura do Congresso da Juventude da Polônia, em Curitiba. Estão presentes no congresso, jovens descendentes de poloneses da Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Uruguai. De acordo com a Associação da “Comunidade Polonesa”, presidida pelo senhor Dariusz Bonislawski, o objetivo do encontro é conhecer a comunidade da diáspora polonesa, escutar suas necessidades, integrar e ativar esses grupos e despertar o interesse dos jovens pela cultura da Polônia.
Trata-se também de criar uma plataforma para debate, discussão e elaboração conjunta de uma estratégia para o próximo período. A prioridade do congresso é fortalecer a identidade nacional polonesa, bem como mostrar diferentes possibilidades de cooperação com a Associação “Comunidade Polonesa”, e instituições governamentais, que apoiam a Polônia” disse o Bonislawski.O vice-governador do Paraná, Darci Piana, prestigiou o evento, e participou da entrevista coletiva com a TV Estatal da Polônia e falou da importância da história do Paraná, com a presença dos poloneses no Estado.
Durante a entrevista internacional, Piana agradeceu em nome do governador Carlos Massa Ratinho Junior, à organização do evento em Curitiba e numa conversa amigável com a repórter, destacou ser um motivo de alegria na sua vida, ter um pouco do sangue polonês.
“A importância cultural, industrial e comercial com a vinda de empresários e empresas polonesas, foram essenciais para o desenvolvimento de diversos municípios do Paraná”, conclui Piana.
Estiveram presentes no encontro, além dos jovens de vários países da América do Sul, o senhor Dariusz Bonislawski, presidente da WSPolnota Polska, e o vice-presidente, sr. Krzytof Lachmanski, a sra. Marta Orlowska, encarregada de negócios da Embaixada da Polônia, a sra. Dorotta Bogutyn, Cônsul-geral interina da Polônia no Brasil, a sra. Dorota Ortynska, vice-cônsul, o Reitor Zdzislaw Malczzewki, e os senhores, Rizio Wachowciz, Andre Ramerski, Paulo Kochanny, secretário de assuntos da Polônia para o consulado, e o vereador Tito Zeglin.
2 comentários
Que .erda de agenda esse vice leva. So homenagens bobas perda de tempo e recursos. Essa gente nao percebe que deve agir diferente do que sempre fizeram?
Dziękuję Piana.