Militar que acompanha Bolsonaro é preso na Espanha com 39 quilos de cocaína | Fábio Campana

Militar que acompanha Bolsonaro é preso na Espanha com 39 quilos de cocaína

Um militar da Aeronáutica foi preso na terça-feira por porte de drogas em uma aeronave militar no aeroporto da cidade espanhola de Sevilha, onde o presidente Jair Bolsonaro faria escala na viagem rumo ao Japão para participar de cúpula do G20.

Uma fonte da polícia espanhola disse à Reuters que agentes encontraram 39 quilos de cocaína em três bagagens que foram verificadas no aeroporto de Sevilha enquanto o avião aguardava para seguir viagem rumo ao Japão.

O presidente Jair Bolsonaro, que faria escala em Sevilha mas acabou mudando a parada para Lisboa, publicou mensagem no Twitter dizendo ter sido informado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, da apreensão do militar portando entorpecentes.

Bolsonaro disse ter determinado ao ministro “imediata colaboração com a polícia espanhola” na investigação do caso. “Caso seja comprovado o envolvimento do militar nesse crime, o mesmo será julgado e condenado na forma da lei”, acrescentou o presidente na publicação.

A agenda original da viagem de Bolsonaro ao Japão mostrava que o avião presidencial faria escala em Sevilha na noite de terça-feira, mas uma nova agenda divulgado após o caso do militar mostrou escala em Lisboa, e não mais na cidade espanhola.

Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta quarta-feira, o presidente em exercício e general da reserva, Hamilton Mourão, afirmou que o militar preso vai ser “julgado por tráfico internacional de drogas e vai ter uma punição bem pesada”.

“As Forças Armadas não estão imunes a esse flagelo da droga. Isso não é a primeira vez que acontece, seja na Marinha, Exército, Força Aérea. Agora a legislação vai cumprir o seu papel e esse elemento vai ser julgado por tráfico internacional drogas e vai ter uma punição bem pesada”, disse.

Mourão afirmou que o mais importante no momento é ver as conexões para esse tipo de crime, uma vez que uma “atitude como essa não brota da cabeça”. Ele disse que a questão das drogas é uma preocupação constante nas Forças Armadas.

Posteriormente, em entrevista na saída do seu gabinete, Mourão afirmou que o militar era um sargento taifeiro e o chamou de uma “mula qualificada”.

“É óbvio que, pela quantidade de droga que o cara tava levando, ele não comprou na esquina e levou, né? Ele estava trabalhando como mula. Uma mula qualificada, vamos colocar assim”, considerou.

Mourão ressalvou que o detido não estava na tripulação do presidente que seguiria para o Japão e informou que o militar iria ficar na Espanha para dar suporte à aeronave do presidente e, quando o presidente voltasse do Japão, a tripulação iria embarcar no avião dele. “Então seria Sevilha – Brasil”, disse.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o militar detido é suspeito de envolvimento no transporte de entorpecentes, e foi determinada a instauração de um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.

(Reportagem de Pedro Fonseca, Eduardo Simões e Ricardo Brito; Reportagem adicional de Andres Gonzalez em Madri)


6 comentários

  1. antonio carlos
    quarta-feira, 26 de junho de 2019 – 18:34 hs

    Aproveitem e fiquem com este marginal fardado por ai, deixem-no mofar na cadeia por uns bons dez anos ou mais. Lugar de traficante e bandido é na cadeia, pelo menos em teoria.

  2. SERGIO SILVESTRE
    quarta-feira, 26 de junho de 2019 – 18:48 hs

    Alem da cocaína que é uma droga pesada,iam embarcar outra pior,o Presidente e família rsrsrsrsrs

  3. Selmo de Masculino vieira
    quarta-feira, 26 de junho de 2019 – 23:24 hs

    Ele também acompanhou outros 3 presidentes isso a Globo não mostra

  4. antonio carlos
    quinta-feira, 27 de junho de 2019 – 10:51 hs

    Este marginal fardado de militar já estava acostumado a levar drogas em viagens ao Exterior, em quantas ele levou o 51 e a infeliz? Desta vez levou azar, agora os espanhóis vão ter que cuidar dele por uns bons anos.
    E agora como fica a família do cara, sem pensão?

  5. bolsominion arrependido
    quinta-feira, 27 de junho de 2019 – 11:06 hs

    e o super homem (mouro) o que faz? Como é fácil descobrir um homem de um crapula, homens agem com seriedade sempre enquanto os crapulas só quando lhes convém. para quem ainda acredita em moro, vcs não se perguntam porque um homem com tanto destaque no combate a corrupção fica num governo que em seis meses apresentou um motorista da familia que movimentou milhões que esta até o pescoço envolvido com milicias, e que pasmem se esconde do judiciario, e moro? caladinho .Ai temos o laranjal do partido do governo e moro novamente caladinho, agora o avião do presidente levando drogas para o exterior meu deus se moro fosse homem e não crapula, sairia já, porque são apenas 6 meses deste governo. E ainda pergunto a voces, será que os investidores do exterior irão investir num pais com este tipo de governo?.

  6. Juca
    sexta-feira, 28 de junho de 2019 – 10:18 hs

    SS Calça Frouxa, Bunda Tatuada e quando Lula em suas viagens levava a Rosimeri clandestinamente carregando malas de dinhheiro? E a petezada só na mortadela de 2ª!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*