Gilmar Mendes libera pedido de habeas corpus de Lula | Fábio Campana

Gilmar Mendes libera pedido de habeas corpus de Lula

Os recursos movidos pela defesa no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começam a andar no Supremo Tribunal Federal, apenas um dia depois de The Intercept Brasil revelar as conversas entre o então juiz Sergio Moro e integrantes da força tarefa da Operação Lava Jato. Nesta segunda-feira, o ministro Gilmar Mendes liberou para o julgamento da Segunda Turma da mais alta corte do país o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula. O pedido foi incluído na pauta do Supremo desta terça-feira, 11 de junho. Até agora, dois ministros votaram contra a concessão da liberdade. Informações do El País.

O pedido questiona a atuação de Felix Fischer, relator da Operação Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao decidir sozinho sobre um pedido da defesa do petista, que depois teve sua condenação confirmada e reduzida pela corte. O processo no Supremo começou a ser julgado no plenário virtual, mas Gilmar pediu julgamento no plenário presencial.

Além disso, Gilmar também vai liberar para a votação, possivelmente no dia 25 de junho, o pedido de suspeição de Sérgio Moro feito pela defesa de Lula, segundo publicou o jornal O Globo. O petista entrou com esse recurso ainda no ano passado, depois que o então juiz Moro foi indicado por Jair Bolsonaro para ser seu ministro da Justiça. Segundo a defesa, o então juiz federal, responsável pela condenação do petista em primeira instância no caso Triplex, teria se beneficiado com a sentença. Confirmada em segunda instância, resultou na prisão e no afastamento de Lula do processo eleitoral. E, segundo a defesa, teria aberto caminho para a vitória do ultraconservador.

A tese de que Moro não foi imparcial ao julgar o ex-presidente ganhou força na noite deste domingo. Em uma série de reportagens, o The Intercept Brasil divulgou mensagens do hoje ministro da Justiça, do procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força tarefa da Lava Jato. Nelas, Moro “sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, antecipou ao menos uma decisão, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se ele fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal”, segundo o portal de notícias. Os envolvidos negaram irregularidades e se disseram vítimas de um vazamento ilegal. Também minimizaram as mensagens, mas não negaram o conteúdo delas.


10 comentários

  1. RONEY CORSI
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 10:13 hs

    STF APROVEITE E JA SOLTE BEIRA MAR …MARCOLA…PEZÃO…
    E OUTROS CORRUPTA E LADRÕES QUE TÃO PRESOS POR AÍ BRASIL AFORA
    VOCES ESTÃO CONTAMINANDO A SOCIEDADE HONESTA DESTE PAÍS..

  2. bolsominion arrependido
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 10:53 hs

    eu fico imaginando se fosse o contrario o que estariamos vendo nesse momento nesse pais, esta é realmente uma nação sem futuro, todo mundo querendo um Brasil livre da corrupção e do jeitinho, desde que seja para quem julga ser contrario a suas ideias, quando é alguém que eu defendo ai pode ser do jeito de antes mesmo, viva moro viva dallagnol vivaos corruptos e um viva bem maior aos idiotas que ainda defendem essa escória.

  3. De olho
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 11:26 hs

    Impressiona a dificuldade e medo dos opositores de Lula de enfrentá-lo nas urnas. Só mesmo tirando o cara da disputa para elegerem qualquer outro. Mas uma hora ou outra isso terá que acontecer e não acredito que exista hoje adversário capaz de tirar de Lula a vitória.

  4. Rr
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 12:02 hs

    Na hora que o vagabundo colocar os pés na rua,forças armadas,fuzil e tiro na testa.

  5. Rogério
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 17:50 hs

    Os únicos culpados somos nós povo brasileiro, que votamos em pessoas corruptas, que após tomar o poder colocam como ministros advogados de porta de cadeia sem as mínimas condições de exercer um cargo no stf, tivemos a chance de limpar o congresso, mas infelizmente muitos corruptos conseguiram enganar o povão novamente.

  6. Jorge
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 19:17 hs

    Gilmar, o santo protetor dos corruptos, não descansa.

  7. PIMENTA PURA
    terça-feira, 11 de junho de 2019 – 20:43 hs

    Vaaaaaai Gilmarzão… vai para PQP !!!

  8. DO POVÃO
    quarta-feira, 12 de junho de 2019 – 8:50 hs

    acredito que deveríamos fazer uma consulta popular
    A justiça deveria soltar que menos lesou o pais e o povo atingindo inclusive a diginidade do povo brasileiro. o eleitor tem direito a votar em duas opções para não dizerem que estamos dirigindo o resultado

    a) Fernandinho Beira Mar
    b) Luis Inacio Lula da Silva
    c) Marcola
    d) Eduardo Cunha

  9. SERGIO SILVESTRE
    quarta-feira, 12 de junho de 2019 – 11:43 hs

    O julgamento vai ao plenário do STF. Jogada para soltar Lula, eis que o beiçola viu que ia dar zebra e o Luladrão ficar preso. No plenário tem mais chance de atender o amigo!

  10. TIRIPIKA
    quarta-feira, 12 de junho de 2019 – 12:12 hs

    ….O País a anos mergulhou em um retrocesso total, mais que tentamos….há muita gente pensando e agindo contra tudo e todos, o pensamento é um só, EU e meu GRUPO, não abro mão. Gente boa, o Brasil é uma furada. Enquanto cada um puxar para um lado, vai ficar isso…..Todos perdem….Virou demagogia pura…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*