"A ordem que não me representa" | Fábio Campana

“A ordem que não me representa”

Artigo de Thiago Chamulera

Em reunião no Conselho Federal da OAB, advogados preocupados com os rumos da nação manifestaram nota pública indicando o afastamento do Ministro da Justiça e de Deltan Dallagnol, por áudios e mensagens ainda não apurados e nem divulgados oficialmente. Segundo a Constituição, o advogado é essencial à justiça – repito – JUSTIÇA, e nós operadores do direito somos os primeiros a defender a presunção de inocência dos nossos clientes, mas neste caso, curiosamente, os lordes sustentam o contrário.

Perdoem-me os colegas que pensam diferente, mas este tipo de manifestação não me representa e eu não autorizo a Ordem a falar por mim – justamente por viver em um estado democrático de direito! Não se trata de ir contra a instituição, mas de informar à cúpula que no direito não existe opinião e nem verdade absoluta.

Procuro acreditar que manifestações partidárias ou apaixonadas se restrinjam aos ringues congressistas e aos livros de romance, e a Ordem está muito acima disso. Repito, a nota pode ser pública, mas democraticamente não é unânime. Digo isto com a propriedade de quem respeita a instituição e paga rigorosamente os boletos que me permitem exercer a profissão.

A propósito, aproveito para aconselhar o Conselho a concentrar sua energia na defesa da nossa classe, quando somos desrespeitados no exercício da profissão, quando temos dificuldades em peticionar nas plataformas digitais, ou quando nos vemos desprestigiados por opiniões públicas equivocadamente emitidas. Diante do exposto, reafirmo: neste ato a Ordem não me Representa!

Thiago Chamulera – Advogado, Mestre em Direito Constitucional e Membro da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da Ordem dos Advogados do Paraná.


26 comentários

  1. edgar
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 11:06 hs

    Provavelmente os advogados que pedem o afastamento do Ministro Moro são aqueles que defendem os corruptos nos tribunais, tem escritórios ligados a ministros dos tribunais superiores e cobram honorários milionários dos corruptos.

  2. ANTONIO PELLIZZETTI
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 11:12 hs

    Foi com pesar que li a decisão da OAB Federal sobre os vazamentos de áudios do Juiz Sérgio Moro e do procurador Federal. Felizmente eles não me representam, pois tenho certeza que especialmente o povo do Paraná apoiam integralmente o JUIZ e o PROCURADOR, símbolos de honestidade e de probidade. A OAB Federal que fique com os bandidos e corruptos, pois eu como advogado com quase 50 anos de profissão vou ficar com MORO e DALLAGNOL.

  3. Marcos Souza
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 11:27 hs

    Parabéns nobre advogado pela postura Republicana e Patriota, infelizmente alguns membros da OAB está advogando a causa excusas contra os interesses da nação. mais uma vez parabéns pela coragem e postura.

  4. Edson Luiz
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 11:43 hs

    Do ponto de vista advocatício perfeita sua posição Thiago. Politicamente, precisa ainda avançar meu nobre. Sucesso!

  5. Adalberto Grein
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 12:29 hs

    Dr. Thiago, sua manifestação me representa.
    Tenho ouvido e recebido muitas críticas de que nossa Instituição está praticando militância ideológica.
    Parabenizo-o pela lucidez que aborda a situação.

  6. Rr
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 12:41 hs

    Essa des-ordem,só representa a bandidagem,o povo ta nem aí com esses “doutores”.

  7. Paulão
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 12:50 hs

    Advogado puritano é algo muito difícil de encontrar, pois em matéria de conchavos com magistrados é o que mais fazem para obter êxitos em suas demandas. Portanto, não atirem pedras nos Drs. Moro e Deltan, pois estes dois no entender da maioria do povo deste País são verdadeiros heróis, pois tiveram a coragem e a grandeza de enquadrar poderosos que estavam a dilapidar o patrimônio público

  8. l
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 13:07 hs

    O momento de fazer uma auto análise, se dá, quando você quer enfrentar a unanimidade!

  9. CESAR DRAPZINSKI
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 13:19 hs

    ACHO QUE ESTAS FUGINDO DE UMA VERDADE SOBRE DIREITOS CONSTITUCIONAIS QUE A VERDADE DEVE SER APRECIADA SOB QUALQUER TIPO DE DENUCIA .

    QUANDO O MESMO QUEBROU SIGILO DE DILMA AI NÃO ERA CRIME???

  10. carlos eduardo
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 13:25 hs

    Parabéns pelo seu posicionamento !

  11. Newton FRÓES
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 13:27 hs

    Perfeito, corretíssimo.

  12. Nery Umberto Sguarizi
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 13:42 hs

    Muito oportuno e verdadeiro o seu raciocínio. Muito bom

  13. juarez
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 15:03 hs

    Escreveu pouco, mas falou muito! O “Conselho” parece estar anestesiado, e atuando na contramão da história ! Argh!!

  14. PitBull
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 15:04 hs

    OAB , TROPA DE ELITE DOS PTralhas…

  15. NÃO VOTE EM QUEM JÁ FOI
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 15:53 hs

    Parabéns ao ilustre advogado pelo seu posicionamento.

  16. Orêia Sêca
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 17:03 hs

    Perfeito!!!!

  17. Kiko
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 18:09 hs

    KKK nem todos os membros do sindicato estão contentes com o posicionamento dos dirigentes do mesmo. A inutilidade da maioria dos sindicatos mais uma vez se faz presente; para os advogados é imperativo que paguem religiosamente o sindicato para poderem exercer legitimamente o ofício de advogado. Infelizmente mais este sindicato é pelego do 51

  18. Felipe Giego Nunes
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 18:37 hs

    Esse advogado me representa, é bom saber que a classe ainda tem 90% que realmente são advogados, o restante são picaretas e safados, que vivem de esmola do PT, e demais partidos que enche os bolsos desses canalhas que se dizem representantes da OAB/PR, bando de canalhas.

  19. Jorge
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 20:15 hs

    A OAB é um reduto petófilo

  20. Jaime Jacir Guzzo
    quinta-feira, 13 de junho de 2019 – 20:30 hs

    A diretoria da OAB nacional não me representa também.

  21. Waldir
    sexta-feira, 14 de junho de 2019 – 8:07 hs

    OAB, CNBB, MST E PT. …..tudo a vê.

  22. rubens
    sexta-feira, 14 de junho de 2019 – 8:28 hs

    Nos livros de direito as atividades do Juiz Moro não merecerão condescendência. Ele feriu alguns princípios fundamentais do Direito. Ele mesmo sabe disso.
    Agora, ele conseguiu seu propósito. Já é Ministro e possivelmente será Presidente da República em alguns anos. Ele é muito competente e ambicioso. Parabéns Moro, você chegou onde queria. A Justiça que se dane, você está certo. – Os meios justificam os fins.

  23. Luiz Gonzaga Ferreira
    sexta-feira, 14 de junho de 2019 – 8:32 hs

    Quem viveu e sofreu e foi preso e torturado durante a cruel ditadura militar sobe bem a importância que teve a OAB. E somente fui libertado pela ação corajosa de Heleno Fragoso. Hoje, a OAB é isto aí:: estou a pensar em me desligar dela. como desencargo de consciência. Quem mais se habilita

  24. sexta-feira, 14 de junho de 2019 – 9:41 hs

    CESAR DRAPZINSKI, o sigilo de Dilma não foi quebrado, ela que estava falando com um bandido que estava sendo monitorado.
    para de falar merda!

  25. Caio
    sexta-feira, 14 de junho de 2019 – 15:06 hs

    A primeira sensação que tive ao ouvir na rádio que a OAB havia (mais uma vez) emitido posicionamento político – diga-se intempestivo e desarrazoado – foi que a ordem havia me forçado PUBLICAMENTE a tomar um lado partidário do qual eu não me identificava… parabéns Thiago.

  26. Marcelo Jugend
    sábado, 15 de junho de 2019 – 11:39 hs

    Ué, presunçâo de inocência não é justamente o que o Moro deseja atirar no lixo?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*