Ratinho Jr acaba com aposentadoria de ex-governadores | Fábio Campana

Ratinho Jr acaba com aposentadoria de ex-governadores

Já a emenda à PEC, apresentada por 32 parlamentares, que propunha o fim do pagamento aos ex-governadores e viúvas que já recebem os benefícios foi rejeitada pelo plenário.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à aposentadoria vitalícia de ex-governadores. A medida foi compromisso de campanha do governador Ratinho Júnior (PSD) e apresentada logo no início do ano.

Ratinho Junior disse que o fim da aposentadoria para ex-governadores era um compromisso assumido com os paranaenses e que o Estado está dando exemplo para o País. “Temos como meta de gestão acabar com privilégios e mordomias com dinheiro público. O fim das aposentadorias é mais um compromisso que estamos cumprindo”, afirmou.

A PEC revoga o parágrafo quinto do artigo 85 da Constituição do Paraná que diz o seguinte: “exercido o cargo de governador, desde que não tenha sofrido a suspensão dos direitos políticos, terá direito a um subsídio mensal e vitalício igual aos vencimentos do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná”.

Já a emenda à PEC, apresentada por 32 parlamentares, que propunha o fim do pagamento aos ex-governadores e viúvas que já recebem os benefícios foi rejeitada pelo plenário.

A proposta foi motivo de discussões mais quentes no plenário. Os deputados Homero Marchese (PROS), Mabel Canto (PSD), Mauro Moraes (PSD) defenderam a legalidade da medida. Já Nelson Justus (DEM), Romanelli (PSB) e Arilson Chiorato (PT) afirmaram que a emenda é inconstitucional por tratar de “direito adquirido”.

Com isso, a extinção do benefício valerá apenas daqui para frente. Atualmente recebem a aposentadoria os ex-governadores Beto Richa, Orlando Pessuti, Jaime Lerner, Mário Pereira, Roberto Requião, João Elízio de Ferraz Campos, Emilio Gomes e Paulo Pimentel; além de três viúvas: Arlete Richa, Madalena Mansur e Rosi Gomes da Silva.

Antes de entrar em vigor, a PEC passará por uma 2ª votação no plenário da Assembleia, na semana que vem.


8 comentários

  1. caraíba
    quarta-feira, 15 de maio de 2019 – 18:16 hs

    Mais um fazendo demagogia barata porque ele sabe que estas aposentadorias imorais não se acabam com uma simples lei estadual. Agora os atingidos vão “buscar os seus direitos” no STF. E vão ganhar. Imoralidade não se cura com demagogias baratas como decisões como esta. Sempre adorei demagogos e demagogias que quanto mais baratas melhor.

  2. Valdir
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 8:05 hs

    E vc tá defendendo o que, caraiba?
    Em vez de ajuda tenta estragar as coisas boas…

  3. Larissa Adriana
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 9:02 hs

    Tem até viúva com namorido que recebe esta aposentadoria, tira dinheiro do povo para a luxúria!

  4. Antonia T oliveira
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 9:55 hs

    enquanto as pessoas não pencar no próximo com amor não haverá geito.as pessoas vivem como se forem eternas ,que nunca irão morrer e prestar contas a Deus mais saiba o que terão de prestar contas a Deus de tudo o que estão fazendo aqui.

  5. Benjamin
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 10:17 hs

    Vamos corrigir o título: “Ratinho Jr acaba com aposentadoria de FUTUROS ex-governadores”
    O que foi aprovado na Alep não acaba com aposentadoria dos governadores que já recebem, inclusive do tri-preso Beto Richa. Tal informação só está no último parágrafo.

  6. Geraldo
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 11:51 hs

    Isso mesmo Larissa, e porque não dizer que se trata de dona Arlete Richa, que vive com um turco velho, e se faz de Moura como viúva…

  7. Hora da Verdade
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 12:58 hs

    Caraíba vc é a maior concentração de imbecilidade por milímetro quadrado de pagina de blog com esta incoerência estapafúrdia ele insana de criticar o certo

  8. Xulapa !
    quinta-feira, 16 de maio de 2019 – 19:20 hs

    Aposentadoria MEIA BOCA.DEMAGOGIA HIPÓCRITA OSTENSIVA !!! O Estado do Paraná através nossos impostos continuará o Tesouro dispendendo quase 5 milhões $$$$$$ anuais para quem exerceu mandato por UM MÊS e SEIS MESES. 39.500 mensais NA BOA !!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*