A defesa de Beto Richa pediu o afastamento do juiz da 13.ª Vara Criminal de Curitiba, Fernando Bardelli Fischer, sob a alegação de que ele não tomou providências para conter vazamentos de informações para a imprensa e que algumas de suas decisões continham marcante viés político. Bateu na trave. O juiz Fischer se negou a declarar-se suspeito e vai continuar à frente da ação penal referente à Operação Rádio Patrulha que tem entre seus réus o ex-governador Beto Richa.
Fischer afirmou que “Há séculos superamos a ideia inquisitiva de processos secretos. Tal publicidade dos atos processuais é salutar para todos os jurisdicionados, que assim podem realizar o controle dos atos do Poder Judiciário. Ademais, a publicidade ganha especial importância no Direito Penal e no Direito Processual Penal, tendo em vista o interesse público envolvido e a função comunicativa das decisões criminais.”
O sigilo, segundo o juiz, “não era e nunca foi para proteger os interesses pessoais do réu Carlos Alberto Richa. O réu Carlos Alberto Richa não ostenta nenhuma qualidade que lhe garanta um direito ou um privilégio que não é conferido aos milhões de investigados neste país. Não há nenhuma norma dispondo que processos que envolvam ex-Governadores de Estado ou candidatos ao Senado Federal devem ser sigilosos. A regra, repito, é a publicidade do processo penal e, ainda que a sua defesa entenda diferente, devese atribuir ao réu CARLOS ALBERTO RICHA o mesmo tratamento conferido aos demais jurisdicionados.”
9 comentários
Dr. Bardelli, sou seu fã.
Estou gostando de ver o jeito como agem estes magistrados mais novos (entre os quais inclui-se o Sérgio Moro).
Quando a gente vê a atuação de juízes como estes, começa a ver um vislumbre de que sim, décadas de mandonismo, ‘costas quentes’ de alguns que acham que podem desprezar a justiça por serem bem relacionados e/ou ricos, ou detentores de alguma autoridade política (virtual ou real) estão chegando ao fim.
E que perante a justiça, todos são iguais.
PARABÉNS!
Salvo engano essa decisão cabe do TJ/PR..pra evitar eventual nulidade..
TURCO LADRÃO. VAI PARA A CADEIA. ZÉ RICHA VAI CORAR DE VERGONHA ONDE ESTIVER. SAFADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns Dr Fernando Bardelli Fischer , pela sua coerência e senso de justiça, pois ninguém está acima da Lei, e todos são iguais perante ela. Portanto, não pode um ex governador querer para si privilégios.
Meus parabéns.
Está na hora deste q foi nosso governador
Pagar pelo mal q fez a este estado , tirando o
direito de muitas crianças estudarem , envolvido
com desvio desde o primeiro mandato junto com
o primo de Londrina. Sujou o nome da família
tomara q fique muitos anos na cadeia mas q devolva
tudo q roubou um dos maiores ladrões q teve este estado
Passou da hora destes sem vergonhas politicos serem desmascarados! Nao quer q a populaçao saiba q sao sujos..para tentar uma brecha na lei..e ele candidatar novamente e continuar roubando! Beto richa é um escroto..e vale lembrar q é de familia abastada e a mulher idem..pq roubar tanto o povo? Facil responder…nao é necessidade! É puramente mau caratismo! Ta no sangue ser filho da puta! Pilantra mesmo! Sem coraçao! Tanta necessidade aos olhos dele..e preocupado em enriquecer mais! Tem outra nome a nao ser fdp?
Este ex governador playboy, ladrão e mau político tem a coragem de pedir suspeição de um juiz que quer fazer justiça.Canalha!
Parabéns Sr. Juiz!