TEDxUnila inova e pode ter nova edição em 2020 | Fábio Campana

TEDxUnila inova e pode ter nova edição em 2020

A primeira edição do TEDxUnila, ocorrida neste sábado, 13, no Cineateatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), teve um resultado além do esperado, tanto pela adesão à iniciativa quanto pela qualidade das palestras.

Um grupo de mais de 300 pessoas, direta e indiretamente, se engajou às ideias propostas pelo TEDx (Tecnologia, Entretenimento e Planejamento), que merecem ser disseminadas, conforme o conceito do TED, que é uma plataforma mundial de discussões. Iniciada como uma conferência no Vale do Silício, na Califórnia, ela acontece em todos os continentes como um espaço para a discussão de propostas de influência positiva na sociedade.

Em Foz, o evento teve como tema “Emergindo das Fronteiras”. A escolha do nome, segundo os idealizadores, foi uma estratégia para inspirar e fazer as pessoas a refletir a região a partir da territorialidade, pertencimento, suas idiossincrasias, diversidade e outros aspectos de se viver numa localidade de fronteira, que une três países – Brasil, Paraguai e Argentina, com dificuldades como o próprio estigma da região, problemas como preconceitos e barreiras.

A iniciativa foi de um grupo de estudantes de diversos cursos da Unila, entre eles de Engenharia Química e Engenharia Física, Química e Cinema, entre outros. Em breve, os vídeos, com 16 palestras (chamadas de talkies) de até 18 minutos cada, serão publicados no canal TEDx no Youtube, que tem mais de 18 milhões de inscritos.

O TEDx Unila teve a colaboração de vários voluntários, entre eles empresários e pessoas físicas. Sem os patrocinadores e apoiadores, a realização do evento não seria possível. Contribuíram com apoio financeiro, tempo e serviços patrocinadores como o Sicredi, o Hotel Foz do Iguaçu, a Loumar Turismo, a Produsom, a Modelo Corretora, além da própria Unila e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Palestraram no TEDx Unila, entre outros, o jornalista Mauri Konig, um dos maiores ganhadores de prêmios em sua área; o engenheiro de Itaipu e professor da Unioeste Jorge Habib; o reitor da Unila, Gustavo Vieira; o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston; o secretário de Turismo de Foz, Gilmar Piolla; o professor Francisney Nascimento; e o ex-deputado e ex-diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich.

O principal legado do TEDx Unila foi unificar num só evento vários e diversificados conhecimentos e experiências sobre a fronteira sob diversas óticas. Foi também mais uma forma de divulgar Foz e a fronteira para um amplo público, mostrando as riquezas culturais da região, onde habitam pessoas de mais de 70 etnias, além do turismo, os atrativos, como as Cataratas e a usina de Itaipu, maior usina do mundo em produção de energia renovável do planeta, o Parque Tecnológico Itaipu, um espaço de soluções tecnológicas e de empreendedorismo e a própria tríplice fronteira, rica por sua própria concepção e posicionamento geográfico.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*