Evandro Roman assume a vice no Grupo Parlamentar Brasil-Itália | Fábio Campana

Evandro Roman assume a vice no Grupo Parlamentar Brasil-Itália


Deputado Evandro assume vice-presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Itália

O deputado federal Evandro Roman (PSD-PR) foi eleito vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criado em 1979, o Grupo Brasil-Itália não tem objetivos políticos e pauta sua atuação na melhoria do relacionamento entre as casas legislativas dos dois países, assim como dos intercâmbios culturais, de informações e de cooperação entre as duas nações irmãs. “Poucos países têm uma relação tão próxima e fraterna quanto Brasil e Itália e, em especial no Paraná e na nossa região Oeste, essa relação cultural é ainda mais próxima e intensa”, avalia Roman.

Para se ter uma ideia da dimensão dos laços que nos ligam, é bom lembrar que a primeira onde de imigrantes italianos chegou ao Brasil ainda no fim do século XIX, por volta de 1860 e só terminou quase cem anos depois, em 1960. A embaixada italiana no Brasil divulgou em 2013 que chega a 30 milhões o número de descendentes de imigrantes italianos no Brasil. Isso representa quase 15% da população brasileira. “Toda a nossa cultura, especialmente nas regiões Sudeste e Sul está impregnada das tradições, culinária e cultura italianas”, diz Roman.
Brasileiros na Itália

Já a embaixada brasileira confirma que a comunidade de brasileiros em solo italiano chega a 72 mil pessoas, número que cresceu substancialmente com a parceria entre os dois países que permitiu o reconhecimento de cidadania para descendentes. Na sua maioria, os brasileiros que residem na Itália trabalham na indústria e no setor de serviços. Atualmente são 174 brasileiros presos na Itália, a maior parte por tráfico internacional de drogas.
Economia
A Itália está entre os dez maiores investidores no Brasil, com destaque para a indústria automobilística, com três polos no país e também na indústria naval. No último ano os investimentos italianos no Brasil somaram U$ 1,5 bilhão de dólares.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*