Lula em Curitiba até Supremo decidir execução de pena | Fábio Campana

Lula em Curitiba até Supremo decidir execução de pena

Alvo de pressões políticas, a decisão sobre a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da cela especial montada na sede da Polícia Federal em Curitiba só sai após decisão do Supremo Tribunal Federal, marcada para abril, sobre a execução da pena após condenação em segunda instância. As informações são de Ricardo Galhardo e Ricardo Brandt no Estadão.

Apesar disso, autoridades envolvidas no caso já especulam sobre os possíveis destinos do ex-presidente. Uma das possibilidades é a federalização de uma área em um presídio estadual. Outra possibilidade é a remoção de Lula para uma sala de Estado-Maior em uma unidade militar, em São Paulo, próximo de seu domicílio, ou em Curitiba, no quartel do Exército, localizado no bairro Pinheirinho, área central da cidade.

A transferência de Lula voltou ao debate político nos últimos dias, após a segunda condenação do ex-presidente na Operação Lava Jato, no caso do sítio de Atibaia (SP). Políticos da bancada anti-PT e aliados do governo Jair Bolsonaro (PSL) cobraram a remoção do petista, após a juíza Gabriela Hardt decretar mais 12 anos e 10 meses de prisão à sua pena que era de 12 anos e 1 mês.

Nos dias que precederam a condenação circulou uma mensagem nos grupos de WhatsApp do PT dizendo que já havia uma cela reservada para o ex-presidente na Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Isso fez acender a luz de alerta no partido. Em Pinhais, Lula seria submetido a um regime de preso comum, conviveria com outros detentos e não teria direito a visitas privadas, algo que não está previsto nas hipóteses estudadas até aqui.

Vários fatores, além do julgamento no STF, influirão nessa decisão, segundo apurou o Estado. A confirmação ou não da nova sentença pela segunda instância da Lava Jato, a identificação de um local com condições de segurança e estrutura para o regime especial a que o petista tem direito e a vontade do próprio condenado devem ser consideradas.

Aliados de Lula se recusam a comentar a possibilidade de transferência. “A única hipótese que avaliamos é a de Lula sair de Curitiba e voltar para casa, livre”, disse o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

O ex-presidente já disse a mais de um visitante que não gostaria de sair da PF em Curitiba. Sua defesa se manifestou em 2018 sobre o assunto: ele não quer sair de sua cela especial na PF. Mas, se tiver de ser removido, que seja para uma sala de Estado-Maior em unidade das Forças Armadas em São Paulo, perto de sua residência.


6 comentários

  1. j silva
    sábado, 16 de fevereiro de 2019 – 14:13 hs

    qual o motivo deste bosta -um criminoso vulgar e comum nao ir para um presidio? ex presidente sem crime -certo e ate aceitavel-a partir do momento q ele cometeu crimes e um bunda mole como outro vagaba qualquer- tao valorizando demais este lixo

  2. Veredicto
    sábado, 16 de fevereiro de 2019 – 17:23 hs

    Não precisa ser jurista e muito menos membro do STF para saber que lugar de criminoso condenado é em penitenciaria seja lá quem ele for. e no período de investigação e julgamento e ele possuir curso superior, então sim uma cela especial. Mas como não é o caso do ex-presidente e por ele ser criminoso comum, o lugar dele é na penitenciária. Ou será que na Constituição Federal e nos demais instrumentos que falam em leis existe alguma coisa que diz que um e-presidente acusado de crime comum com sérios danos aos cofres públicos e a moral do país ele tem direito a uma cela especial então retiro tudo que já falei.Ma tem uma pergunta que precisa ser respondida: por ser ex-presidente Lula tem direito a carros, motoristas, assessore e segurança, certo? Certo, mas ocorre que ele está dentro da Polícia Federal, então qual o motivo de motorista, assessores e segurança se ele está dentro de um órgão de segurança federal. Estes assessores são pagos com dinheiro público pára fazer o quê?. Onde eles trabalham?
    Cá para nossos botões Fabio, alguma coisa n~]ao está explicada neste país. E quem mandou matar o presidente, nada ?. Se acordarmos um dia e o noticiário informar que Lula foi solto não vai causar nenhuma surpresa.Então só restará juntar uns trocos, pegar a família e correr ao aeroporto mais próximo e sumir deste país. O judiciário brasileiro brinca e faz chacota com o povo brasileiro, isto sim.Até quando?

  3. Veredicto
    sábado, 16 de fevereiro de 2019 – 17:26 hs

    Não precisa ser jurista e muito menos membro do STF para saber que lugar de criminoso condenado é em penitenciaria seja lá quem ele for. e no período de investigação e julgamento e ele possuir curso superior, então sim uma cela especial. Mas como não é o caso do ex-presidente e por ele ser criminoso comum, o lugar dele é na penitenciária. Ou será que na Constituição Federal e nos demais instrumentos que falam em leis existe alguma coisa que diz que um e-presidente acusado de crime comum com sérios danos aos cofres públicos e a moral do país ele tem direito a uma cela especial então retiro tudo que já falei.Ma tem uma pergunta que precisa ser respondida: por ser ex-presidente Lula tem direito a carros, motoristas, assessores e segurança, certo? Certo, mas ocorre que ele está dentro da Polícia Federal, então qual o motivo de motorista, assessores e segurança se ele está dentro de um órgão de segurança federal. Estes assessores são pagos com dinheiro público para fazer o quê?. Onde eles trabalham?
    Cá para nossos botões Fabio, alguma coisa não está explicada neste país. E quem mandou matar o presidente, nada ?. Se acordarmos um dia e o noticiário informar que Lula foi solto não vai causar nenhuma surpresa.Então só restará juntar uns trocos, pegar a família e correr ao aeroporto mais próximo e sumir deste país. O judiciário brasileiro brinca e faz chacota com o povo brasileiro, isto sim.Até quando?

  4. Aprigio Fonseca
    sábado, 16 de fevereiro de 2019 – 18:16 hs

    Nota-se que esse LIXO que comentou acima,é o tipo de cidadão que comete discriminação e aquele que aceita as ordens da familia miliciana do Presidente atual,posto por ele.

  5. PitBull
    sábado, 16 de fevereiro de 2019 – 18:41 hs

    O destino correto é PIRAQUARA…

  6. Jose lll
    domingo, 17 de fevereiro de 2019 – 11:39 hs

    Pois e…. O molusco esta prezo num Estado modelo em honestidade, em todas as esferas. E que faz Petista e assemelhados passar vergonha. que Deus abencoe este estado exemplar e modelo para Brasil e o mundo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*