Hussein Bakri garante prioridade à Educação | Fábio Campana

Hussein Bakri garante
prioridade à Educação

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) abriu as portas do gabinete para uma reunião dos líderes dos partidos na Assembleia Legislativa com o Secretário da Educação, Renato Feder. No encontro, foram discutidos os desafios do setor e ficou firmada uma parceria de trabalho para os próximos quatro anos. “Os deputados podem contribuir demais para a Educação do Paraná, seja por conhecerem de perto a realidade das escolas e também por poderem garantir recursos ao longo da discussão do orçamento aqui na Casa”, argumentou Hussein, que é Líder do Governo Ratinho Junior (PSD) e Presidente da Comissão de Educação na Assembleia.

Aos parlamentares, Renato Feder expôs o quadro atual da Educação no Paraná e não escondeu que o desafio pela frente será grande. No Ensino Médio, por exemplo, menos de 18% dos alunos do 3º ano demonstram aprendizado adequado em Português e apenas 7% em Matemática. Além disso, do 1º lugar do Brasil no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio em 2009, o Paraná caiu para a 7ª colocação na última avaliação.

Para mudar esse quadro, o Secretário traçou metas ambiciosas: ter o melhor Ideb do país em 2021; aumentar o número de alunos na rede estadual; fortalecer a colaboração com os municípios; e ampliar a oferta de cursos técnicos. “O planejamento da Secretaria é de quatro anos, não faremos nada no atropelo. Nosso papel como gestor é ajudar os quase 120 mil profissionais da Educação a cumprirem a missão que escolheram por vocação, que é, sobretudo, contribuir com a sociedade”, disse Feder. Para atingir esses objetivos, a pasta pretende, entre outras medidas, promover encontros mensais com diretores e pedagogos e também desenvolver um material didático próprio do estado.

A apresentação do Secretário animou os deputados, que se colocaram à disposição para auxiliar no trabalho da pasta. Os parlamentares também expuseram as demandas mais diversas das 2,1 mil escolas espalhadas pelo estado, como falta de internet; dificuldade de diálogo com a Copel para que seja possível instalar equipamentos; obras atrasadas e mal fiscalizadas.

Como Presidente da Comissão de Educação, Hussein Bakri se comprometeu a agendar um encontro entre a Secretaria e o Diretor-Presidente da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali. Da mesma forma, na condição de Líder do Governo, garantiu que promoverá as mudanças que forem necessárias no orçamento do Estado a fim de que a Educação tenha recursos suficientes ao longo do mandato do Governador Ratinho Junior.

“O governador já mostrou que a Educação será gerida de forma técnica e não política, ao promover teste seletivo para as chefias dos núcleos regionais. Educação não será prioridade apenas no discurso, mas na prática”, afirmou Hussein.


3 comentários

  1. sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019 – 18:55 hs

    Hoje lendo esta reportagem vi que a minha preocupação em melhorar a qualidade da educação do meu estado também e preocupação de mais gente e gente que tem mais poder do que eu.Sou um professor da rede aposentado,passei 30 ano tentando mudar a maneira de ensinar ,mas sempre encontrei resistência,as duas disciplinas apontada na reportagem formaram grupos de proteção individual nas escolas ,o gestor devem ser destas disciplinas para sobrar aulas para os outros assim as idéias sempre são as mesmas,os professores nas escolas na grande maioria não tem comprometimento em melhorar a qualidade da educação,cada um faz o que quer como quer e quando quer.Tem muitos diretores de escolas que dão mais valor para a pintura de uma parede da escola do que para a qualidade da aula. Quero deixar bem claro que não sou contra o bom professor, mas já vi coisa do arco da velha.

  2. Marcos Torres
    sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019 – 19:50 hs

    Engraçado que ele vive boicotando a Unespar de União da Vitória.
    Soube de uma demanda pra equipar a Unespar daquela cidade e o projeto foi barrado pelo Hussein na Casa Civil.
    Seria interessante que ele explicasse por qual motivo ele boicota tanto a Unespar de União da Vitória desse jeito.
    Dentre os campi da Unespar, o mais deteriorado é o de União da Vitória, cidade do Hussein Bakri.

  3. Aprigio Fonseca
    sábado, 9 de fevereiro de 2019 – 10:35 hs

    PLAGIO,PLAGIO,TODO PROGRAMA DE GOVERNO EU LEIO A MESMA COISA,VAMOS PRIORIZAR A SAÚDE ,EDUCAÇÃO E SEGURANÇA HAHAHAHAHAA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*