Nova condenação de Lula é certa | Fábio Campana

Nova condenação de Lula é certa

Ricardo Noblat,
Se não havia provas como alega a defesa, e mesmo assim Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá, advogados que acompanham de perto o novo caso admitem, desde que seus nomes não sejam revelados, que há provas suficientes e robustas para que o ex-presidente seja condenado no processo do sítio de Atibaia. É o que deverá acontecer em breve.
Terminou, ontem, o prazo para as alegações finais da defesa, entregue no início da noite à juíza Gabriela Hardt, que responde interinamente pela 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba desde que o ex-juiz Sérgio Moro renunciou à toga para ser ministro da Justiça e da Segurança Pública do presidente Jair Bolsonaro. Hardt não tem prazo para dar sua sentença, mas o provável é que o faça até o final de fevereiro próximo ou antes disso. 

O sítio de Atibaia está em nome dos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, amigos da família Lula da Silva, mas o Ministério Público aponta Lula como seu verdadeiro dono. As construtoras Odebrecht e OAS se encarregaram da reforma do sítio. A obra custou pouco mais de R$ 1 milhão, descontado do montante de propinas pagas pelas duas construtoras em troca de negócios com a Petrobras.

Ali, a família Lula da Silva ali se hospedou pelo menos duas centenas de vezes entre 2011 e 2016. Foram encontrados no sítio fotos de bens pessoais da família, como dois pedalinhos em nomes dos netos de Lula, roupas e presentes que ele ganhou quando era presidente da República. A acusação se baseia também nos depoimentos dos ex-presidentes da Odebrecht e da OAS, Marcelo e Léo Pinheiro, delatores da Lava Jato.

Uma eventual segunda condenação, se confirmada pela instância seguinte da Justiça, tornará remota a chance de Lula de ser libertado tão cedo. Antes mesmo de se eleger, Bolsonaro vaticinou que Lula “mofará na cadeia”. É o que tudo indica.


6 comentários

  1. Luiz Flavio
    terça-feira, 8 de janeiro de 2019 – 13:17 hs

    Se é líquida e certa a nova condena, então Dr Gabriela, ACELEEEEERRAAAAAA para evitar que o glorioso Supremo liberte o sapo barbudo.

  2. Luciano R. Ayres
    terça-feira, 8 de janeiro de 2019 – 14:10 hs

    Mofar é pouco, esse canalha tem que apodrecer na cadeia.

  3. antonio carlos
    terça-feira, 8 de janeiro de 2019 – 15:49 hs

    KKK mas ainda não encontraram a escritura no nome do 51 então ele é inocente, assim pensam as almas parvas e as mal intencionadas. Para a juíza do caso e o MPF o que foi encontrado é suficiente para o 51 continuar aonde está e, por mais uns bons anos. Quando é que o 51 vai sair de Santa Cândida e começar a puxar cana junto com a tigrada, o cara não é melhor do que qualquer outro preso.

  4. PitBull
    terça-feira, 8 de janeiro de 2019 – 21:59 hs

    Parabéns LULARÁPIO…
    Ontem foi seu 9º mês de aniversário de dua PRISÃO…
    Vai mofando aí…
    #LULA ESTÁ PRESO SEUS BABACAS…
    # A TETA SECOU…

  5. Dionleno
    quarta-feira, 9 de janeiro de 2019 – 7:49 hs

    Engraçado é você ser chamado de hóspede em seu próprio imóvel…

  6. Carlos Roberto de Oliveira
    quarta-feira, 9 de janeiro de 2019 – 8:50 hs

    A questão é uma só, quando o individuo Luiz Inácio da Silva, vulgo Lula, será transferido para o devido local para cumprir com suas obrigações perante a sociedade?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*