Greca envia carta para Bolsonaro com 'dicas' sobre Previdência | Fábio Campana

Greca envia carta para Bolsonaro com ‘dicas’ sobre Previdência

Guilherme Voitch,
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), enviou uma carta para o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) e para o ministro da Economia, Paulo Guedes, com dicas para a reforma da Previdência. Segundo o prefeito, a situação fiscal do governo federal é semelhante a da capital paranaense antes da reforma fiscal promovida por Greca em 2017.
“A situação aqui era muito complicada. Não havia dinheiro para investimento. Estávamos sufocados. O ajuste que fizemos refloresceu Curitiba. Éramos a pior capital do Brasil em liquidez financeira, nota C. Hoje somos nota A, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).”

Greca afirma que ainda não recebeu resposta do presidente, mas garante não ver problema se não houver retorno. “Fiz isso como cidadão”, afirma o prefeito que diz ter feito o mesmo com o então ministro da Fazenda de Michel Temer, Henrique Meirelles. “Enviei uma carta contando da experiência de Curitiba e teve gente que se sentiu incomodada lá dentro do ministério.”

O sistema de capitalização anunciado por Guedes guarda semelhanças com o que foi instituído em Curitiba. O sistema híbrido aprovado em 2017, na época sob muitas críticas de sindicatos de servidores municipais, funciona como um modelo de repartição que garante um valor de aposentadoria mínimo. O que exceder esse teto é arrecadado no modelo de capitalização.


4 comentários

  1. antonio carlos
    sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 – 14:42 hs

    Beleza, mais uma opção na mesa, e se a fórmula é de sucesso porque não usá-la? O Greca pode ser tudo mas uma coisa ele nunca foi, burro.

  2. Rafael de Lala
    sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 – 15:45 hs

    Parabens pelo retorno do Prefeito Greca à ativa.
    De fato, a cidade está melhorando a olhos vistos; desde pequenas ações como o replantio de árvores ao longo das vias públicas como o sentimento geral de que Greca aplica seu entusiasmo culto à gestão de Curitiba, com um olhar tb. para o entorno metropolitano.

    E, como nos países politicamente desenvolvidos, prefeitos metropolitanos influem e participam do esforço comum de ajudar a governar, com sugestões uteis à nação como a presente.

    Rafael de Lala, jornalista, Associação Paranaense de Imprensa.

  3. SIM
    sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 – 20:05 hs

    QUEM É ALMIR?

  4. Nikko
    sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 – 21:43 hs

    Bacana!! poderia também encaminhar proposta para quitar a divida de licenças premios, com os servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*