Acusado de plágio, coordenador do Enem fala em 'tradução adaptada' | Fábio Campana

Acusado de plágio, coordenador do Enem fala em ‘tradução adaptada’

A história é assim: o novo coordenador do Enem, Murilo Resende, publicou ano passado o artigo “A Escola de Frankfurt: satanismo, feiúra e revolução“. Em 1992, Michael Minnicino publicou “The New Dark Ages: The Frankfurt School and ‘Political Correcteness“.
Murilo foi acusado de fazer uma tradução, mudando nomes citados no texto para o de personalidades brasileiras. Em um trecho, por exemplo, o jazzista Benny Goodman é substituído por Caetano Veloso. Murilo também foi acusado de se apresentar como autor original, e não tradutor, citando o artigo original como “fonte” no pé do texto.
A defesa de Murilo Resende: “Circula nas redes sociais uma tentativa baixa de me difamar. Ela consiste em atacar uma tradução adaptada que fiz de um texto original como plágio. Mas o texto no meu blog e em todas as reproduções em outros sites sempre veio acompanhado da citação da fonte original e do link do texto original. Que tipo de plagiador indica a fonte do plágio? Se tivesse publicado como tradução não faria sentido, pois recortei, adaptei e comentei o texto, com a intenção de enfatizar a relação entre os frankfurtianos e a mídia moderna. É só pesquisar a legislação para constatar que tradução parcial/adaptação com citação do original não é plágio”.
A explicação de um especialista: “A adaptação não é plágio quando ela é licenciada e clara. Tem que ficar claro para o leitor que se trata de uma adaptação. Via de regra, também é preciso de licença do autor original para adaptar um texto. Uma análise crítica não precisaria de licença, mas casos de adaptação e tradução, sim. Esse caso pode ser caracterizado como plágio ou como infração do direito autoral do autor principal”, disse Guilherme Coutinho Silva doutor em Direito pela USP e pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Informação da UFPR.
Com informações da Veja.

(Foto: Youtube/Reprodução)


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*