Paraná é o primeiro Estado a aprovar o currículo seguindo a Base Nacional | Fábio Campana

Paraná é o primeiro Estado a aprovar o currículo seguindo a Base Nacional

O Ministério da Educação (MEC) destacou que o Paraná foi o primeiro Estado a aprovar o currículo estadual para educação infantil e ensino fundamental tendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento foi elaborado nos últimos meses em regime de colaboração entre o Estado e os Municípios e contou com apoio técnico do MEC.
“Mais uma vez o Paraná é pioneiro. Resultado do eficiente trabalho do Estado e dos municípios com o apoio do Ministério da Educação. Foram mais de 75 mil contribuições que ajudaram a construir o melhor para os nossos estudantes, professores, diretores e pais. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou a governadora Cida Borghetti.
O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), Oscar Alves, ressaltou a importância da aprovação do referencial curricular para o avanço na educação do estado e lembrou a parceria feita entre as redes de ensino, escolas, órgãos envolvidos e a sociedade.
Segundo ele, o conselho recebeu mais de 75 mil contribuições nas audiências públicas, de forma coletiva e democrática, o que foi determinante para a aprovação do documento.

“Esse referencial curricular foi aprovado de forma flexível para as redes de ensino e instituições complementarem as propostas pedagógicas”, explicou Oscar.

“Acreditamos que a implementação vai colaborar para que os direitos e objetivos de aprendizagem das nossas crianças e alunos sejam garantidos, melhorando a qualidade e contribuindo para que o Brasil efetivamente avance. Ficamos muito felizes pelo apoio que tivemos dos órgãos envolvidos, principalmente do MEC, na construção desse referencial curricular”.

Etapas – Para elaboração do documento paranaense foi designada uma equipe técnica destinada especificamente à função. Uma primeira versão foi levada a debate público por meio de consultas à sociedade, pela internet, além de audiências e discussões em escolas com professores e gestores. As sugestões foram analisadas e grande parte delas incorporada ou utilizada para modificações e adequações no texto, que, posteriormente, seguiu para o CEE/PR, onde ganhou aprovação.

“Trabalhamos questões específicas, como a extração de madeira, o tropeirismo e a exploração da erva-mate, entre as primeiras atividades econômicas exploradas no Paraná, bem como o impacto de cada uma delas para o meio ambiente”, relata uma das coordenadoras da elaboração do currículo, Marli Regina Fernandes da Silva, representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PR).

“Apoiamos a equipe para a elaboração do currículo e o texto formulado traz o contexto do estado”, avalia o diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, Raph Alves.

“As habilidades são contextualizadas, o que é caro para o paranaense, aspectos culturais, geográficos, históricos, artistas locais, questões ligadas à economia. Então tudo o que envolve a identidade daquele território é algo que entra neste documento curricular”.


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