O General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, atual chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, é o primeiro nome de secretário de Estado anunciado para compor o futuro governo de Ratinho Junior. Carbonell assumirá a coordenação da Segurança Pública no Paraná. Antes de Itaipu, o general serviu no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e foi Chefe da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti, a MINUSTAH, em Porto Príncipe.
O governador eleito disse que a escolha de Carbonell aconteceu depois de uma análise bastante criteriosa e reforça a importância que as ações de segurança pública terão em seu governo. “O Paraná tem território e população maiores que muitos países e está em uma região com duas fronteiras internacionais. A segurança pública do nosso estado tem que ser planejada e coordenada como se fosse um país”.
Nascido em 20 de setembro de 1955, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o futuro secretário iniciou sua carreira no exército em 1974, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ). Além da AMAN, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior. Fez o Estágio de Comunicação Social e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Foi instrutor do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, em Porto Alegre (RS), e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ).
Carbonell tem especialização MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, e Gestão de Processos na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Como Oficial de Estado-Maior, chefiou a 5ª Seção do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS) e foi Subchefe do Centro de Comunicação Social do Exército em Brasília onde também foi Chefe de Gabinete do Estado-Maior do Exército. Foi Comandante do 14º. Regimento de Cavalaria Mecanizada em Santa Catarina e Comandante da 4ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada no Mato Grosso do Sul. Em Curitiba foi Comandante da 5ª. Região Militar e Comandante da 5ª. Divisão de Exército.
7 comentários
Estudou e se dedicou a vida toda ao país, ajudando pessoas desamparadas em missão de paz. Pessoas com alto grau de conhecimento e capacidade. Isso que precisamos. Começou bem Governador eleito. Que as outras secretarias não sejam cabides para os comissionados profissionais em desespero.
Lembrando que a prova da Aman, a que todos os oficiais do exército se submetem, é de longe um dos “vestibulares” mais difíceis do Brasil. Pessoas estudam muito para entrar lá. E saem com uma capacitação contínua por toda a carreira.
Muitos acham que se entra pelo serviço obrigatório de recruta. Nem conhecem o nivel da instituição de ensino da AMAN, que deixa qualquer universidade federal do país, sem duvidas, no chão. Parabéns Ratinho. Faça a diferença e mude a Olygarquia do Paraná, escolhendo pessoas de boa índole e sem sede de poder, inclusive nas listas tríplices, sêxtuplas ou “kraA4”..
Mais um torturador de 14 anos…. em homenagem a ele lá vai uma música:
Conheci um capeta em forma de guri
Conheci um capeta em forma de guri
De uma familia tradicional
Surgiu um menino que era mesmo infernal
Seus primeiros passos ainda neném
Já foram butinadas na canela de alguém
Mas conheci um capeta em forma de guri
Conheci um capeta em forma de guri
Crecendo o menino pra escola entrou
De cara feia logo a professora olhou
No meio da aula num teco fatal
Mandou um coleguinha logo para o Hospital
Conheci um capeta em forma de guri
Conheci um capeta em forma de guri
E depois da aula na bola era o tal
Quebrar as vidraças pra ele era normal
Mas num belo dia por perder um gol
Botou fogo na casa e depois derrubou
Conheci um capeta em forma de guri
Conheci um capeta em forma de guri
La,la,la,la…
Aos 18 anos resolveu namorar
Pois seu coração queria se apaixonar
Um lindo brotinho ele conquistou
Mas no primeiro beijo os dentes dela quebrou
Conheci um capeta em forma de guri
Conheci um capeta em forma de guri
Depois disso tudo conseguiu se casar
No seu casamento não quero lembrar
Saiu da igreja de short e blusao
Dizendo a todo mundo que era filho de Adão
Bah,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Começa muito bem nosso Governador Ratinho Júnior,Parabéns!Colocando uma pessoa qualificada na segurança pública que necessita especial atenção e reorganização!
Parabéns governador Carlos Massa Ratinho…brilhante escolha…o povo paranaense estará mais Seguro!
Escolha técnica de quem entende do assunto.
Esta bastante claro que é um profissional da area.