Gilmar Mendes rejeita recurso do MP e afirma que pode julgar Beto Richa | Fábio Campana

Gilmar Mendes rejeita recurso do MP e afirma que pode julgar Beto Richa

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o recurso do Ministério Público do Paraná (MP-PR), na quarta-feira (24), e disse não estar impedido de julgar o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) por causa de declarações dadas à imprensa. A informação é do portal G1 Paraná.

Mendes concedeu habeas corpus de ofício, em 14 de setembro, que tirou da prisão o político e outras 14 pessoas investigadas na Operção Rádio Patrulha, do MP-PR, que apura crimes em licitações para o reparo de estradas rurais do estado.

Segundo o MP-PR, Richa é suspeito de integrar esquema de propina, direcionamento de licitações de empresas, lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça.

Dois dias antes da decisão, o ministro comentou a atuação de procuradores que levou Richa, à prisão, à época candidato ao Senado, e ações apresentadas contra os presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Para Gilmar Mendes, houve “notório abuso de poder” porque ações como essas do Ministério Público em meio à eleição interferem no processo eleitoral e “isso não é bom para a democracia”.

Na recusa ao recurso, o ministro afirmou que as críticas “foram dirigidas a um conjunto de investigações e decisões proferidas durante o pleito eleitoral, que atingiu diversos candidatos, e não apenas o investigado pelo Ministério Público do Paraná”.


6 comentários

  1. WILSON BORBA CORDEIRO
    sexta-feira, 26 de outubro de 2018 – 15:58 hs

    GRAÇAS A DEUS A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL JA TERÁ O VENCEDOR. SÓ PELA SIMPLES CERTEZA DE QUE A QUADRILHA DO PT DEIXARÁ O GOVERNO (E A NAÇÃO, PORQUE NÃO) JA É MOTIVO DE COMEMORAÇÃO PARA O POVO DESTE BRASIL. ORAMOS QUE O BOLSONARO SE ACERQUE DE BONS NOMES, RESPEITÁVEIS, E QUE POSSAM DEVOLVER AO BRASILEIRO, A SUA AUTOESTIMA HÁ MUITO PERDIDA. COM OFERTAS DE NOVOS EMPREGOS E QUE O BRASIL AUMENTE A SUA RECEITA E QUE RETORNEM OS INVESTIMENTOS DAS MAIORES MULTINACIONAIS. É A NOSSA TORCIDA !!
    .

  2. WILSON B. CORDEIRO
    sexta-feira, 26 de outubro de 2018 – 16:17 hs

    A REDE GLOBO TEME A DITADURA *BOLSONARO*!!! E A DITADURA GLOBO ?? ELA NÃO DIZ NADA ? ELA CONTROLA TODO NOTICIÁRIO NACIONAL, FOLHA, GLOBO, DATA-FOLHA E IBOPE. COMO SE NÃO BASTASSE COLOCOU NA BAND, O SEU TESTA DE FERRO *RICARDO BOECHAT PARA *CONTROLAR O SEU JORNALISMO E NEM SE OPOR AO CANAL *DOS MARINHOS ! ESSA É A PIOR DITADURA QUE TEMOS NO BRASIL= REDE GLOBO !! AGORA AINDA MENTE, DIZENDOP QUE HADDAD TA CRESCENDO MENTIROSA= BOLSONARO VAI COLOCAR PERTO DE 30 MILHÕES DE VOTOS *SOBRE* HADDAD !!

  3. Teodoro
    sábado, 27 de outubro de 2018 – 1:27 hs

    Abuso apenas do MP, notem. Ele não fala da decisão do juiz, pq tem medo do Fischer! Gilmar é relator dos recursos da operação que investiga venda de liminares. E o Bolsonaro vai cobrar respostas para as investigações arquivadas no STF sem que ninguém nunca tenha visto.
    MPPR cumpriu sua função e agora o Gilmar vem dizer que este foi o único a c o meter abusos?? Quero ver o quê ele vai dizer sobre o HC do ex-ministro Medina, pedindo o trancamento de sua ação penal que ainda corre em primeira instância. Vamos aguardar. Tidos sabem ministro Gilmar, inclusive o exército. Os canais não param de falar. O MPPR defende a democracia!!

  4. OTIMISTA
    sábado, 27 de outubro de 2018 – 6:29 hs

    Pela primeira vez na história deste país vejo uma luz no fim do
    tunel com a iminente vitória do Bolsonaro. Pode ser um pequeno
    recomeço, porem teremos um sinal verde para que juizes como
    Gilmar Mendes sejam devagarzinho afastado da Suprema Corte…
    O belo apelido de “diarréia” caiu bem neste babaca que só traba-
    lhou em benefício de corruptos e agora mesmo tendo todo o poder
    de Ministro do STF vai andar bem miudinho…

  5. Milson
    sábado, 27 de outubro de 2018 – 10:04 hs

    UM DIA À PREPOTENCIA DELE ACABA.NAO VAI SER MINIST.PRO RESTO DA VIDA.

  6. sábado, 27 de outubro de 2018 – 10:37 hs

    Mas, não entendo porque o caso beto richa está no STF se o elemento não mais tem foro privilegiado?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*