Richa vira personagem principal de debate no Paraná | Fábio Campana

Richa vira personagem principal de debate no Paraná

Guilherme Voitch, VEJA

O ex-governador Beto Richa (PSDB) não esteve presente no primeiro debate entre os candidatos ao governo do Paraná, promovido pela Band na noite desta quinta-feira, 17, mas foi um dos nomes mais citados durante toda a noite.

Doutor Rosinha (PT), Professor Piva (PSOL) e João Arruda (MDB) buscavam o todo tempo associar Ratinho Junior (PSD) e Cida Borghetti (PP) a Richa. Tanto Ratinho, que foi secretário de Desenvolvimento Urbano do tucano, quanto Cida, que assumiu o governo depois da renúncia de Richa e tem ele na sua chapa como candidato ao Senado, se abstiveram de fazer uma defesa do ex-governador.

Arruda fez menção à Operação Quado Negro, que apura desvios em obras de escolas estaduais no Paraná, e disse que “Ratinho e Cida participaram de um governo que, com sua corrupção, envergonhou o Paraná”. Piva e Rosinha lembraram do dia 29 de abril, quando houve confronto entre Polícia Militar e manifestantes durante a votação de um pacote de austeridade enviado por Richa à Assembleia Legislativa. “Você estava ao lado de Beto quando a PM batia nos professores”, disse o candidato do PSOL.

Cida buscou relatar os feitos de sua gestão, iniciada apenas em abril deste ano. Ela investiu no discurso de “mãe dos paranaenses” (“Gosto de cuidar das pessoas”) e destacou a criação de uma delegacia especializada anticorrupção.

Ratinho Junior também destacou sua atuação como secretário, sem, no entanto, citar o ex-governador Beto Richa. Ele deu destaque a propostas sobre agronegócio, segurança pública e voltou a afirmar que quer representar uma ruptura na política paranaense, “dominada pelas mesmas famílias há trinta anos.”

O debate ainda contou com duas referências ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua fala de abertura e em suas considerações finais, o candidato petista Dr. Rosinha saudou o ex-presidente. “Me falaram que ele está assistindo o debate. Boa noite, presidente Lula.”


6 comentários

  1. eleitor atento
    sexta-feira, 17 de agosto de 2018 – 11:04 hs

    Os candidatos saíram menores do que entraram …

    Decepcionante ! Essa é a palavra que + resume o debate de ontem (16/8) !Se ontem eu tinha alguma certeza sobre em quem votar, a perdi !

    Todos os candidatos decepcionaram pelo despreparo e improvisação, demonstrando falta de conhecimento sobre os atributos do cargo a ocupar e sobre o que fazer quando lá estiverem !

    Por outro lado, o formato do debate, engessa e pouco ajuda a conhecer o que pensam e o que propõem os candidatos a governador !

    O Paraná chora de tristeza com o futuro incerto, nas mãos de qualquer um deles que se eleger !

    Infelizmente é isso !: decepção total !Que DEUS salve o Paraná !

  2. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 17 de agosto de 2018 – 11:40 hs

    À míngua de propostas e projetos, aos valentões sempre resta jogar titica no próximo, especialmente, quando o próximo não está próximo. O Paraná vai continuar sua senda da marcha à ré, olhando sempre pelo retrovisor e refém do cangaço moral e cívico que prospera.

  3. verdades
    sexta-feira, 17 de agosto de 2018 – 12:14 hs

    PORQUE A GOVERNADORA CIDA NAO FOLOU QUE O CANDIDATO A SENADOR EM SUA CILIGACAO NE O EX GOV BETO RICHA . SERA POR VERGONHA

  4. QUESTIONADOR
    sexta-feira, 17 de agosto de 2018 – 12:52 hs

    -Na verdade o debate foi uma constatação!!!
    -O Paraná perderá sua importância com qualquer candidato vencedor!! Todos são sofríveis!!!
    -Ví o debate da Band com os candidatos e achei que o Paraná não merecia pessoas deste nível!!! vergonha!!!
    -O candidato do PSOL totalmente fora da conjuntura do Paraná…estava mais aliado com o carioca Marcelo Freixo….
    -Ogier ainda precisa se preparar mais, ou seja, precisa entender mais de governança pública….mas duvido que aprenda alguma coisa. Pelo tipo de imagem que faz transparecer de pessoa prepotente!!!
    -O herdeiro Requião me causa asco….filhotinho de ditador…tenta de todas as formas continuar na política para ser o herdeiro político do desgastado clã Requião…insosso!!!
    -Ratinho Jr fala bem, mas não convence!!! Aprendeu a se comunicar com o pai(ou é inato dele)…suas propostas são meio descabidas!!! Fez parte do governo Richa, mas será que aproveitou a oportunidade para aprender alguma coisa sobre o Paraná e suas particularidades de cada região?
    -Doutor Rosinha…já foi desgastado para o debate…quem acredita em petista hoje em dia??? É o candidato do contra, da estagnação!!!
    -Cida Borghetti apresentou certo nervosismo e firmeza para responder muitas perguntas. Ela se tornou o alvo dos demais candidatos. Parece ser uma pessoa de fibra, mas tem alguns apoiadores que não me descem e não aceito….faz parte do clã político de Maringá. Se for eleita, vai privilegiar somente o norte do Estado???

  5. bs
    sexta-feira, 17 de agosto de 2018 – 13:46 hs

    Com esses candidatos o Parana e seu povo esta lascado.
    Quem vai ganhar é o voto NULO

  6. sexta-feira, 17 de agosto de 2018 – 15:07 hs

    A melhor frase do debate foi do dr. Rosinha: “Boa noite Lula”. Lembrou ao telespectadores que o Bandido continua PRESO, eu havia me esquecido kkkkk

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*