Rogério Galindo, da Gazeta do Povo, leu a pesquisa do IRG e destrinchou melhor quem vota em cada candidato. Vale a pena a leitura:
Uma análise mais detalhada dos números do IRG/Bem Paraná mostra que Ratinho Jr. (PSD) deve boa parte de sua boa situação eleitoral aos mais pobres e menos escolarizados. Entre os eleitores que só têm o fundamental, o deputado tem 47,1% das preferências. Cai quase 10 pontos entre os formados no ensino superior: 38,5%.
No critério de renda, a perda conforme sobe a régua chega a um terço dos votos: Ratinho cai de 51,6% entre quem recebe até dois salários para 34,8% entre os eleitores com renda superior a cinco salários.
Há candidatos que fazem exatamente o percurso oposto. João Arruda(MDB), por exemplo, quase duplica seus votos conforme sobe a renda. Começa em 5,8% nos mais pobres e passa de dois dígitos (10,1%) entre os eleitores que ganham acima de cinco salários. Dr. Rosinha (PT) vai na mesma balada, saltando de 3,1% para 5,9%.
4 comentários
Eu tenho curso superior,
e eu voto em Ratinho Jr.
Rosinha duplica seus votos?
Sim pois matematicamente é possível.
Veja que se Ratinho duplicasse seus votos teria quase 90% dos votos.
Esses coitados podem duplicar e até triplicar seus votos, em virtude de terem coeficientes de votação baixos.
Note que em números absolutos 20% dos votos de Ratinho JR
é um número superior a todos os outros candidatos, excetuando Cida.
Que coisa horrível, se a maioria da população ganhasse acima de cinco salários mínimos, tanto o sobrinho de Maria Louca quanto o dr. Rosinha estariam em ótimas condições. Mas como os que ganham até dois salários mínimos já não viajam mais de avião, porque o sonho acabou, para a dupla o sonho de sentar no trono do Palácio Iguaçu nunca vai se concretizar.
Pq o barbudinho mal humorado e mal informado não ‘leu’ os números da Cida? Medo de mostrar o equilíbrio do eleitorado que vai elegê-la?
Gaveta do Ovo não é jornal. E o galinho não é jornalista.