Eleição aberta aponta para 2º turno | Fábio Campana

Eleição aberta aponta para 2º turno


O Ibope da corrida eleitoral no Paraná modificou completamente o quadro de expectativas com que trabalhavam os candidatos, tanto ao governo, quanto ao Senado. A pesquisa propiciou um choque de realidade. Diferente das pesquisas domésticas divulgadas anteriormente, o Ibope trouxe índices mais baixos, o que elimina o triunfalismo de candidatos que se anunciavam vencedores no primeiro turno e aponta claramente para um segundo turno nas eleições deste ano. Não há favas contadas. A eleição está aberta. Os candidatos principais devem rever suas estratégias.

1 – Ratinho Jr, que chegou a 46% em pesquisas anteriores, como a do IRG, desceu para 33% das intenções de voto no Ibope. Continua favorito, mas agora pedestre, alcançável e muito provavelmente obrigado a disputar o segundo turno das eleições, alternativa que detesta. Outra preocupação: teria ele batido no teto, no limite que sempre marcou suas eleições anteriores?

2 – Cida Borghetti tem o que comemorar. Alcançou 15% das intenções de voto e se apresenta como principal adversária de Ratinho Jr. Pelo Ibope, se as eleições fossem hoje, teria tudo para passar para o segundo turno contra Ratinho Jr. Ou seja, atingiria o seu objetivo. Não alcançou os 20% que teve na pesquisa IRG, mas com 15% pode alimentar seu sonho de reeleição.

3 – João Arruda, do MDB, sai com 5%. Parece pouco, mas na verdade é muito, para quem começou a sua campanha em menos de um mês. O índice prova que ele conseguiu mobilizar o MDB, que Requião começa a lhe transferir votos e que ele pode ganhar musculatura rapidamente. Não tanto para ganhar no primeiro turno, como anunciou. Mas pode pensar em passar para o segundo contra Ratinho Jr ou Cida Borghetti.

4- Os demais concorrentes são insignificantes nos índices atuais e nas possibilidades de chegar a algum lugar. Somam, todos, 14%, mas são são 14% importantes para levar a eleição para o segundo turno.


6 comentários

  1. quinta-feira, 23 de agosto de 2018 – 10:43 hs

    Bah,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  2. Comunista Verde e Amarelo
    quinta-feira, 23 de agosto de 2018 – 11:51 hs

    Ratinho comeu chumbinho e tá voltando pra morrer na toca! kkkkkk

  3. liberdade total
    quinta-feira, 23 de agosto de 2018 – 13:38 hs

    Ratinho tem tudo para ser o futuro governador do Paraná. Os demais são somente concorrentes

  4. liberdade total
    quinta-feira, 23 de agosto de 2018 – 13:48 hs

    Ratinho Jr será o futuro governador. Ninguém tira a vitória dela. Os outros são meros ……..

  5. Oswaldo
    quinta-feira, 23 de agosto de 2018 – 13:49 hs

    Fabio.
    Não engane.

  6. Abadia Pires
    sexta-feira, 24 de agosto de 2018 – 8:32 hs

    Pessoal ruim de matemática hein!? Esse resultado é primeiro turno e babau!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*