STF derruba voto impresso nas eleições de 2018 | Fábio Campana

STF derruba voto impresso nas eleições de 2018

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (6), por oito votos a dois, derrubar o voto impresso nas eleições de 2018, para eventual conferência dos resultados da disputa. A maioria concordou com ação da Procuradoria Geral da República, que apontou que a medida coloca em risco o sigilo do voto. As informações são da TV Globo.

Na prática, os ministros decidiram suspender o artigo da minirreforma eleitoral de 2015 (artigo 2ª da lei 13.165/2015), que estabeleceu: “No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”.

Com a conclusão do julgamento, valerá a medida cautelar que derruba o voto impresso para a eleição de outubro.

O Supremo, contudo, ainda terá de julgar a questão de maneira definitiva, em data ainda não prevista, para deliberar sobre o voto impresso nos próximos pleitos.


2 comentários

  1. Val
    quinta-feira, 7 de junho de 2018 – 11:54 hs

    Sera q é para o sigilo do voto ou as falcatruas do voto,sera q o dinheiro ja comprou e ja se tem os politicos eleito para 2018,se beto lixo for eleito no Parana ao senado estara confirmado que estara e foi comprado.Ninguem em sã conciencia votaria em Beto Richa,Romanelli,rossoni,traiano e nos 31 deputados do camburao e outros entre Rodrigo Maia,na vdd na maioria dos politicos q estao lá.

  2. QUESTIONADOR
    quinta-feira, 7 de junho de 2018 – 12:34 hs

    -O voto impresso(comprovante de votação em caso de apuração) não interesse ao sistema reinante. Coube ao STF acabar, mais uma vez, com eleições mais transparentes. Mas isto, o mecanismo, nunca permitirá!!!
    -Aliás, o mecanismo sempre estará, em muito a frente, de qualquer mudança estrutural da nossa democracia/república!!!
    -Seremos eternamente um País de futuro. Do futuro que nunca chega e nem chegará!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*