Obras para a Copa de 2014 seguem inacabadas | Fábio Campana

Obras para a Copa de 2014 seguem inacabadas

Cuiabá e Fortaleza: as linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) previstas para a competição não foram concluídas.
Brasília: onde o mesmo modal ligaria o aeroporto ao Plano Piloto, as obras nem sequer saíram do papel; o VLT deu lugar a projetos de BRT, implantados gradualmente na cidade. Outras obras, como os túneis no trecho entre o centro de convenções e o estádio Mané Garrincha, também não foram concluídas.
Mato Grosso: o trajeto de 23 km por onde passaria o VLT está abandonado (cerca de R$ 1,1 bilhão já foram gastos na obra, inicialmente orçada em R$ 1,4 bilhão).
Fortaleza: os 13 km do VLT Parangaba-Mucuripe também não foram concluídos. A previsão é que a linha, que atravessa 22 bairros, seja entregue no final deste ano.
Recife: estão em andamento trechos do complexo viário Ramal da Copa, o Terminal Integrado de Camaragibe e duas linhas de BRT.
Porto Alegre: não foram concluídas as trincheiras da avenida Ceará e da rua Anita Garibaldi. As obras na avenida Tronco serão retomadas nos próximos dias.
Belo Horizonte: a construção da Via 710, que vai ligar as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado, deve ser concluída apenas no primeiro semestre de 2019.
Natal: ainda falta concluir a via de acesso ao Aeroporto Governador Aluízio Alves.
Curitiba: onde 6 das 7 obras previstas para a Copa foram entregues, restou a reforma do Terminal do Santa Cândida, que será retomada após quase dois anos parada.
Nas demais capitais, as principais obras de mobilidade já foram entregues. Mas nem todas elas saíram conforme o inicialmente planejado.
As informações são da Folha de S. Paulo.

Em Salvador, a linha de metrô ligando o centro da cidade ao aeroporto ficou pronta a tempo apenas da Copa do Mundo da Rússia. A Estação Aeroporto foi inaugurada em abril deste ano.

Em Manaus, o plano inicial de fazer um monotrilho e um BRT acabou sendo adaptado. A prefeitura criou um sistema de corredores de ônibus chamado Faixa Azul –cor da tinta pintada no asfalto para separar o transporte público do restante do tráfego. Na prática, o sistema é pouco respeitado pelos motoristas.

Em São Paulo, o monotrilho da linha 17-ouro também está inacabado. O projeto, contudo, foi retirado da matriz de responsabilidades após a escolha do Itaquerão –e não do Morumbi– como estádio usado na Copa.

No Rio e em Belo Horizonte, as principais obras de mobilidade ficaram prontas a tempo da Copa de 2014. Mas isso não evitou percalços posteriores.

Com custo de R$ 2 bilhões, o BRT Transcarioca está sob investigação do Ministério Público Federal. O ex-secretário de Obras Alexandre Pinto está preso sob acusação de cobrar propina na construção.

Ligando a zona oeste ao aeroporto internacional do Galeão, é utilizado diariamente por 234 mil pessoas –menos do que os 320 mil previstos. O Consórcio BRT afirma que a eficiência do corredor poderia melhorar com uma pavimentação mais adequada.

Também há pendências em Belo Horizonte. O BRT já atende a 700 mil passageiros por dia em três corredores de ônibus com 23 km, mas obras complementares têm problemas: o viaduto construído na região da Pampulha desabou em plena Copa do Mundo, no dia 3 de julho de 2014, deixando dois mortos e 23 feridos.

Quatro anos depois, o caso permanece sem solução. Não houve pagamento de indenização às vítimas e as construtoras Consol e Cowan ainda não fecharam um acordo com o Ministério Público para ressarcir a prefeitura.


3 comentários

  1. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    quinta-feira, 14 de junho de 2018 – 16:34 hs

    Ainda me recordo a cara do PRESIDIÁRIO (puro populismo) se vangloriando em trazer a Copa para o Brasil.
    Um pais quebrado, ausente de educação, saúde, segurança pública, com as rodovias acabadas, falta de ferrovias, colégios, pontes e estradas inacabadas e/ou abandonadas.
    Era visto que ia acontecer isso, bastava apenas o cidadão entender que há época assim com hoje existem prioridades.
    Não tem jeito, enquanto o brasileiro não aprender a votar, enquanto o brasileiro não priorizar a educação de nossos filhos para que tenhamos um Brasil de pessoas inteligentes e não alienadas a um sujeito língua de trapo, um amansa burros iremos minguar 500 anos nas trevas da podridão.

  2. VISIONÁRIO
    sexta-feira, 15 de junho de 2018 – 7:14 hs

    Quando sairam os resultados para ser o Brasil o país que sediaria
    a Copa e Olimpíadas, escrevi neste blog que deveríamos ficar na
    fila de espera porque ainda seria precoce demais. O país tinha e
    ainda temos muitos problemas básicos não resolvidos. Não deu ou-
    tra. Com este aval o país mergulhou na mega estrutura para contra-
    tar tudo superfaturado para encherem os bolsos da PTzada e anexos.
    Estava tudo certo até começar a ruir o castelo de areia. Antes tarde
    do que nunca !!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Olmir
    sexta-feira, 15 de junho de 2018 – 15:40 hs

    Parece que não é difícil saber onde e ou quem esta a grana,… superfaturadas,… até esqueletos e entulhos atrapalhando o que já era ruim

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