Evolução no transporte | Fábio Campana

Evolução no transporte

artigo de Marcello Richa

O mês de maio de 2018 ficará marcado pela maior greve dos caminhoneiros da história do país, que realizaram um movimento contra a alta carga tributária do país, especialmente em relação ao valor do diesel. A princípio a greve parece caminhar para o seu fim, mas suas consequências deixam evidentes as fragilidades estruturais na logística de transporte de cargas brasileira.

Em apenas nove dias de paralisação dos caminhoneiros, o Brasil vivenciou um pouco da realidade de países como a Venezuela, com colapso no abastecimento em diversos setores. A estimativa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBTP) é de um impacto de R$ 32,5 bilhões na economia nacional e perda de R$ 4,7 bilhões em arrecadação de impostos para a União, estados e municípios.

Qualquer crise representa uma oportunidade de aprendizado e vivemos um momento que demanda reflexão. Simplesmente todos os setores da sociedade foram fortemente atingidos pela greve, desde mercados até os criadouros de aves e suíno, o que mostra a dependência que temos deste modal.

A pesquisa “Logística dos Transportes no Brasil”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 61,1% do total da carga transportada no Brasil utiliza o sistema rodoviário; enquanto 21% são por ferrovias; 14% por hidrovias e terminais portuários fluviais e marítimos e apenas 0,4% por via aérea.

Agilidade e efetividade na logística de transporte exigem uma rede ampla e integrada de modais, mas essa é uma realidade distante no país. Se concentrarmos a atenção apenas na questão da malha rodoviária, temos 1,7 milhão de quilômetros, nos quais apenas 12,2% estão pavimentados. Ou seja, nosso principal meio de transporte de carga não possui infraestrutura adequada, o que diminui a vida útil dos veículos, aumenta o consumo de combustível e não apresenta segurança.

Os outros modais, quase todos deixados no limbo por anos, possuem estruturas ainda menores e dificuldades burocráticas. A malha ferroviária brasileira, de acordo com relatório da Confederação Nacional de Transporte (CNT), é de ínfimos 29.165 quilômetros, sendo que 18 mil quilômetros estão sem uso. Apenas para termos comparativos, os Estados Unidos possuem 293 mil km de ferrovias, o que supera até o número de nossas rodovias pavimentadas.

Citei o exemplo ferroviário por ser aplicável em quase todo o Brasil, mas logicamente cada região apresenta geografia e condições mais favoráveis para determinados modais, que devem nortear os investimentos e incentivos do poder público para suas ampliações. Com planejamento, unimos a grande capacidade de carga de ferrovias e hidrovias com a flexibilidade das rodovias, integrando de maneira efetiva estações aduaneiras, portos e aeroportos para gerar maior dinamismo no transporte dos produtos e riquezas do país.

É preciso, o quanto antes, mudar a concepção do transporte de carga no Brasil, com uma legislação adaptada que reduza a burocracia, trabalhe fretes condizentes para cada modal e estimule a participação da iniciativa privada. Investimento em diferentes modais proporciona queda no custo de impostos e manutenção, redução de acidentes, maior longevidade para a malha viária e benefícios para a natureza, com menor poluição.

A competitividade e crescimento econômico do país estão diretamente ligados à eficiência logística de escoamento de produção e transporte de carga. São ações de longo prazo que precisamos que os representantes públicos tenham maior atenção para que, dessa forma, possamos alcançar uma necessária evolução baseada em planejamento e não em soluções temporárias focadas apenas em amenizar crises.

Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR).


10 comentários

  1. PIMENTA PURA
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 10:02 hs

    O que o país inteiro sentiu na pele a “Síndrome da Venezuela” em
    dose homeopática foi esta paralisação. Por outro lado deu para sen-
    tir que o povo brasileiro merece realmente o governo corrupto que
    tem. Memória fraca (não sabem nem em quem votou na eleição
    passada), cidadania zero (se estiver bom para mim o resto que se
    fo..), o país !? que se dane… Enfim, consertar o país deste jeito nun-
    ca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. FUI !!!
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 10:06 hs

    A vontade e a força dos caminhoneiros foi a vontade que os
    brasileiros do bem não entenderam ainda. Quando começou o desa-
    bastecimento correram para estocar tudo que tinha pela frente.
    Quem comprou foram os que tinham grana. Pobre não tem e
    jamais fariam estoques porque nem teria lugar para guardar. Agora
    aqueles que estocaram tudo que façam doações para instituições
    de caridade porque as mercadorias vão apodrecer…

  3. VISIONÁRIO
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 10:10 hs

    Fica o grande alerta para os futuros eleitos para governarem este
    país:- uma parte da população já está acordando e os programas
    de transportes alternativos e eficazes como a ferrovia precisa ser
    incrementada. Estamos atrasados há 50 anos. Quem sabe daqui
    a 50 anos os nossos netos consigam viver em um mundo melhor !?

  4. Adelaide
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 11:02 hs

    Muito bom o Artigo! Este jovem me representa!
    Muito inteligente, como o pai, será governador um dia!

  5. Marcos
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 14:05 hs

    Adelaide, do jeito que vai o Brasil vai pro buraco.
    O que te representa falsificou o Trabalho de conclusão de curso da faculdade (TCC). É essa coisa que te representa?
    O povo merece ser enganado.

  6. sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 16:52 hs

    Bom comentario Marcelo Richa, nao se esqueça seu foi uma decepção para os paranaenses se caso numerar o tanto que ele roubou e sua quadrilha quebrou a previdência e um absurdo. Espero quw a justiça seja feita !!!

  7. sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 16:52 hs

    Bom comentario Marcelo Richa, nao se esqueça seu foi uma decepção para os paranaenses se caso numerar o tanto que ele roubou e sua quadrilha quebrou a previdência e um absurdo. Espero quw a justiça seja feita !!!

  8. Amebalino Acefalildo
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 19:57 hs

    O quadro é negro Marcello, o quadro é negro!

  9. bs
    sexta-feira, 1 de junho de 2018 – 20:35 hs

    Concordo com o Marcos o povo que elegeu essa familia e continua a eleger familias merece o que ta levando.
    Fora com essas oligarquias, deixa de ser burro povo. acorda….

  10. Vítor
    sábado, 2 de junho de 2018 – 18:47 hs

    Sr editor..insistentemente o sr tenta cacifar essa coisinha
    de Jesus, que com certeza escreve à dezenas de mãos.
    Por favor, nos poupe de tipos dessa envergadura.

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