PT interdita debate sobre alternativa a Lula | Fábio Campana

PT interdita debate sobre
alternativa a Lula

Apesar da pressão de aliados e lideranças do próprio partido, a direção do PT interditou completamente, neste primeiro mês da prisão do ex-presidente Lula, qualquer debate interno sobre rumos eleitorais alternativos para a disputa de outubro. Comandados pela presidente da legenda, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), os dirigentes montaram uma verdadeira patrulha que reage imediatamente com vigor a falas que sugerem a possibilidade de construção de um plano B. A ordem é reafirmar que Lula será candidato ao Palácio do Planalto, mesmo que esteja preso. As informações são d’O Globo.

Internamente, qualquer um que cogite a hipótese de colocar em discussão uma alternativa ao ex-presidente passa a ser tachado de “traidor de Lula”.

— O pessoal não dá nem chance de você falar qualquer coisa. É como uma patrulha — afirma um petista, que considera o apoio do partido ao pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, uma boa alternativa para a disputa presidencial.

E justamente os dois nomes cotados para o plano B do partido, o ex-ministro Jaques Wagner e o ex-prefeito Fernando Haddad, são os que mais têm sofrido com a vigilância petista. No 1º de Maio, Wagner disse que o PT “pode” aceitar ser vice de Ciro se Lula for impedido de concorrer. Foi o suficiente para Gleisi reagir. Na quinta-feira, depois de visitar Lula ao lado do próprio ex-ministro, a presidente do PT disse que o pré-candidato do PDT “não está na pauta” do partido. Já Haddad tem incomodado por causa de suas movimentações. Ele se encontrou com Ciro duas vezes nos últimos dois meses.

Mas a forma de controle também desagrada. Até dirigentes que defendem a candidatura de Lula como única alternativa avaliam que Gleisi tem saído do tom nas suas reações e, dessa forma, afastado ainda mais aliados que poderiam engrossar a defesa do ex-presidente. Para um integrante da cúpula do partido, a postura é consequência justamente da ausência do líder petista por causa de sua prisão no dia 7 de abril.

— O Lula faz muita falta. Sempre que alguém seguia por um caminho mais radical ele chamava para conversar. Nós já temos problemas demais atualmente para ficar arrumando briga com o Ciro. E as lideranças do partido têm o direto de se expressar. Não pode disparar o relho desse jeito — pondera.


11 comentários

  1. Aristides Troncoso Pinto
    domingo, 6 de maio de 2018 – 19:19 hs

    Ótimo, deixem os petistas alucinados imaginarem que o meliante de nove dedos, ficha suja, poderia ser candidato! Sonhar é grátis, eles que vivam dessa ilusão!

  2. domingo, 6 de maio de 2018 – 19:21 hs

    Lula segundo historiadores,e o homem mais corrupto do mundo em toda história do Mundo! Vejam há pouco tempo China estava na Pior,hoje esta caminhando para a maior economia do Mundo. ÍNDIA com crescimento de 8 por cento ao ano,logo,logo Sera a terceira potência do mundo e o BRASIL? Estamos com a economia perto donzelo.Isto tudo graças aos nossos politicos!!!

  3. Ein Sof
    domingo, 6 de maio de 2018 – 21:37 hs

    Estou sem fôlego aqui, depois de ler umas asnices que um tal de Lula andou falando…

    Estava dando uma fuçada na Internet, e olhem o que achei neste link:
    http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/discursos/2o-mandato/2009/12-11-2009-discurso-do-presidente-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva-durante-encontro-para-balanco-do-mutirao-arco-verde-terra-legal

    ‘Hoje, nós temos consciência de que a questão do clima é a questão mais séria que nós estamos enfrentando, porque nós não controlamos as intempéries. Eu já disse várias vezes: Freud dizia que tinha algumas coisas que a humanidade não controlaria. Uma delas eram as intempéries. Dá um terremoto, o Japão faz casa de borracha, faz casa daquilo, faz casa de papel.
    Aqui, no Brasil, faz piscinão, piscininha, faz tudo isso. A gente não sabe o tamanho do vento, o tamanho da chuva, a gente não sabe… Quando vem, tudo o que a gente bolou, escafedeu-se.
    Então, essa questão do clima é delicada por quê? Porque o mundo é redondo. Se o mundo fosse quadrado ou retangular e a gente soubesse que o nosso território está a 14 mil quilômetros de distancia dos centros mais poluidores, ótimo, vai ficar só lá. Mas como o mundo gira e a gente também
    passa lá embaixo onde está mais poluído, a responsabilidade é nossa. E o Blairo Maggi sabe perfeitamente bem a vantagem comparativa dos nossos produtos agrícolas. Quanto melhor for a imagem do Brasil, melhor valor terão os nossos produtos agrícolas. Porque do jeito que o mundo vai, daqui a pouco eles vão dizer: “Olha, não vamos comprar soja do Brasil porque lá tem
    desmatamento. Ou não vamos comprar „não sei o que‟ do Brasil, porque lá tem desmatamento. Não vamos comprar gado do Brasil, a carne, porque lá está ocupando a Amazônia”. Ou seja, isso é o pior que pode acontecer neste país. ‘

  4. Ein Sof
    domingo, 6 de maio de 2018 – 21:38 hs

    Faz falta? Um asno deste naipe faz falta?
    VTNC!

  5. Ein Sof
    domingo, 6 de maio de 2018 – 21:43 hs

    Vejam bem, não é uma citação qualquer. Foi tirada da Biblioteca da Presidência! Ele falou mesmo tais asnices!

    Olha ele botando a culpa da poluição na Terra, por ela ser redonda!

    Sério que ele acha que a Terra gira, mas o ar não gira? Puxa, isso causaria cada furacão!
    E citação de Freud?

    De onde ele tirou isso?
    VTNC!

  6. Ein Sof
    domingo, 6 de maio de 2018 – 21:46 hs

    Casa de borracha no Japão?

    A maior pérola de todas, na minha opinião, foi essa:
    ‘Se o mundo fosse quadrado ou retangular….’

    A Dilma é uma intelectual de gabarito perto dele!

  7. Ein Sof
    domingo, 6 de maio de 2018 – 21:50 hs

    Ele deveria ganhar o Prêmio Nobel por asnice.

  8. PIMENTA PURA
    segunda-feira, 7 de maio de 2018 – 6:42 hs

    A PTzada é tão ignorante que ainda não conscientizou que um
    ficha suja não pode ser candidato a cargo algum…

  9. Toinho da Ixquerda
    segunda-feira, 7 de maio de 2018 – 7:51 hs

    Tá certo o PT: é Lula ou nada!

    E ai de quem tentar ocupar o espaço de Lula: será eternamente execrado pelos companheiros da esquerda democrática!

    Toda a Esquerda Brasileira deve submissão a Lula, pois é Lula quem sustenta todos os progressistas do Brasil!

    Enquanto Lula viver, que ninguém se atreva!

  10. segunda-feira, 7 de maio de 2018 – 9:49 hs

    Toinho da Ixquerda, vc. também não ia dar a bunda se o Lula fosse preso?

  11. Toinho da Ixquerda
    segunda-feira, 7 de maio de 2018 – 11:18 hs

    Henrique Jr., você é só mais um porco chauvinista eleitor do não menos burraldo Bolsonaro!
    Aquiete-se, santa!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*