O deputado Plauto Miró Guimarães Filho quer que o governo estadual reveja as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis que hoje chega a 29% no Paraná.
O alto impacto dos tributos federais e estaduais no diesel e na gasolina é um dos motivos que desencadeou a paralisação do transporte rodoviário em todo o Brasil.
De acordo com o deputado, o Paraná precisa se posicionar em relação ao custo da carga tributária que encarece a produção e o transporte de mercadorias. Plauto afirma que as ações mais enfáticas na desoneração dos combustíveis devem partir do governo federal, mas os estados também precisam assumir parte desse compromisso.
“Acredito que o diesel deva ser considerado um insumo. Afinal, é com esse combustível que as máquinas agrícolas movimentam a produção no campo. É com o diesel que os caminhões, navios e trens transportam as safras e também os alimentos já industrializados. Precisamos rever os conceitos de tributação para ampliar a nossa economia”, afirmou o deputado.
A iniciativa de alterar a tributação somente pode ser feita pelo Poder Executivo. “Se o pedido de mudança na lei for encaminhado à Assembleia, certamente os deputados concordarão em aprovar o mais rápido possível”, concluiu Plauto.
7 comentários
PRA ELES, NA POLITICA VALE TUDO NÉ?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E a população pede pra que ele pare de roubar.
Ehn nobre Deputado, pq vc ñ sugere redução dos pedágios, seu bostão..
E o dinheiro das escolas? Quadro negro?
Porra meu, é de lascar ter que ler isso.
Esse deputado cobrando redução de valores.
Só agora deputado.
Então se os caminhoneiros não fizessem greve estava muito bem???
Ora vá se catar!!!!!!!!!!!
Cara vá tomar conta do bebe chorão assassino do teu sobrinho ex-deputado e agora condenado Ribas Carli. Largue esta teta cara.
Ele votou a favor do aumento de icms de quase 100 produtos,incluindo o diesel e agora vem bancar o bom moço.Oportunista e demagogo!!!