Para que se entenda o que são golpe e ditadura | Fábio Campana

Para que se entenda
o que são golpe e ditadura

Editorial, O Globo

A antiga lição de que entender o passado ajuda a compreender o presente se aplica a um memorando encontrado pelo pesquisador de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas Matias Spektor, enviado em abril de 1974 pelo então diretor da CIA, central de inteligência dos Estados Unidos, William Colby, para o secretário de Estado Henry Kissinger.

O documento confirma o conhecimento pelo presidente Ernesto Geisel — o penúltimo dos governantes militares do regime de 1964 a 85 — do assassinato de opositores do regime, como consta da obra “Ditadura”, de Elio Gaspari, colunista do Globo, composta por cinco livros. Em um deles, é transcrito um diálogo, gravado em fevereiro de 1974 entre Geisel, pouco antes da posse, em março, e outro general, Dale Coutinho: “(…) esse troço de matar é uma barbaridade, mas eu acho que tem que ser”.

Já o memorando tem especial importância porque cita o general Milton Tavares de Souza, comandante do temido Centro de Inteligência do Exército (CIE), concorrente em arbitrariedades e violência do DOI-Codi, como fonte da informação de que aproximadamente 104 pessoas foram eliminadas durante pouco mais de um ano, a partir de 1973.

Presente à conversa em que Milton Tavares aborda este assunto, Geisel, já presidente, concorda com outro interlocutor, João Baptista Figueiredo, chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) e futuro sucessor de Geisel, que “a política (de assassinatos) tem de continuar”. Com a determinação, feita pelo presidente, de que “apenas subversivos perigosos” fossem executados, ficando a palavra final com Figueiredo.

Confirma-se que torturas e execuções eram política de Estado. Para as gerações mais novas, fica o ensinamento de como funciona um verdadeiro regime de exceção, instalado a partir de um golpe real, como foi o de 64, impondo uma ditadura radicalizada em 13 de dezembro de 1968, com a edição do Ato Institucional nº 5, o AI-5.

É oportuno este tema, resgatado pela descoberta do memorando, devido à facilidade e ligeireza com que se acusa a cassação de Dilma Rousseff de “golpe” e se afirma viver o país um ciclo de ilegalidades, a principal delas a prisão do ex-presidente Lula. Credite-se esses desatinos à paixão política e ideológica, mas também à falta de informação histórica.

Revisitar aqueles tempos de escuridão ensina que nada existe no Brasil, a partir da Constituição de 88, que permita ao Estado sequestrar, executar cidadãos e cercear as liberdades em geral. Há imperfeições, é certo, mas as instituições funcionam, e o estado democrático de direito vigora.

É crucial ter consciência das diferenças em relação àquele passado, também para a sociedade poder rejeitar qualquer proposta autoritária que venha da direita ou da esquerda.


7 comentários

  1. Douglas
    domingo, 13 de maio de 2018 – 9:33 hs

    A Cia sempre foi infiltrada pela esquerda, por incrivel que possa parecer, é a mesma que quer derrubar Trump nos EUA! Henry Kissinger é um comunista e um dos objetivos era derrubar governos republicanos e latino americanos! Um memorando com conteudo FAKE é o que circula na falida Globo e tempos de eleições ! O esperneio tá lindo de ver!

  2. domingo, 13 de maio de 2018 – 10:18 hs

    A ORDEM ERA EXTERMINAR APENAS TERRORISTAS E GUERRILHEIROS POIS ESTÁVAMOS EM GUERRA, ERA MATAR OU MORRER. AGIRAM BEM OS MILITARES E AGORA A NOVIDADE NA MÍDIA COMUNISTA É LEVANTAR APENAS UM LADO DA HISTÓRIA, O LADO DELES É CLARO ! ENTÃO HOJE OS COMUNISTAS, PARA QUERER INTIMIDAR AS FFAA QUE GOZAM COMO INSTITUIÇÃO DE MAIOR SIMPATIA DA SOCIEDADE E FEZ NO PASSADO O QUE FOI POSSÍVEL PARA DEFENDER O PAÍS DAQUELA PRAGA, ISSO ESSA MÍDIA CANALHA NÃO FALA, NÃO FALA TAMBÉM QUE OS COMUNISTAS QUE JÁ HAVIAM MATADO NO MUNDO MAIS DE 200 MILHÕES DE SERES HUMANOS( URSS, CHINA, CUBA, VIETNÃ…) PARA TERMOS ORDEM E PROGRESSO #INTERVENÇÃOMILITAR / MILITARES NO PODER POR MAIS 30 ANOS SERÁ A ÚNICA SOLUÇÃO PARA EXTIRPAR DE VEZ ESSE VERME VERMELHO QUE SE ESTABELECEU NOS 3 PODRES PODERES DO ESTADO BRASILEIRO.

  3. BOTAFOGO PRESIDENTE.
    domingo, 13 de maio de 2018 – 11:14 hs

    É para rir desse editorial lava -cérebro tentando minimizar um golpe e deitando o pau em outro que eles ajudaram em 64 com aquela merda do Roberto Marinho.Tudo que foi induzido em costumes e ideologia foi carreado pela Globo nesses quase 60 anos e olhe no que deu.

  4. Joaquim Rodrigues de Oliveira
    domingo, 13 de maio de 2018 – 12:35 hs

    Existem várias maneiras de ceifar vidas, uma delas é a corrupção desenfreada tal qual acontece no Brasil.

  5. domingo, 13 de maio de 2018 – 19:46 hs

    Façam uma Pesquisa e verão que o povo Brasileiro vai concordar que a Função do Exército era livrar o país dos Comunistas e dos Terroristas, principalmente aqueles que participaram da Guerrilha do Araguaia! por que o PT apoiou só Governos Ditadores de Cuba, Venezuela, Guatemala e Bolívia? Simples, é porque o PT é Comunista SIM!

  6. Paulo Tadeu Macedo Neves
    domingo, 13 de maio de 2018 – 20:28 hs

    Isso pra mim é mais uma invenção da Globo.
    É público que a Globo gosta de disputas acirradas .
    Deve a Globo ter em suas mãos alguma pesquisa onde, o pré candidato Jair Bolsonaro aparece como favorito, então ele Globo começa a desacreditar na instituição a qual o Bolsonaro tanto defende.
    Sabe-se que na Globo está situado o maior antro de comunistas do Brasil.
    lembro da frase do dr. Roberto Marinho a um General:
    Cuide dos teus comunistas, dos meu cuido eu.
    Punto e basta.

  7. HELENA
    domingo, 13 de maio de 2018 – 23:40 hs

    A corrupção já matou muito e continua mantando muito mais do que as possíveis mortes acontecida na época dos governos militares, e , se tivessem matado essa caterva comunista que azucrinou, fez ruaças, assaltou, sequestrou e até matou,…durante os governos militares, nosso país estaria livre desses corruptos que continuaram querendo transformar nossa terra em uma Cuba, Coreia do Norte etc
    Aliás, se houve .ditadura militar, para mim naõ houve, , Se foi, prefiro que ela volte e o Brasil volte a crescer, e daí sim teremos tudo de qualidade, educação, saúde, segurança, e infraestrutura para o Brasil voltar a crescer, tal como existia naquela época para gerar emprego e renda. Como disse o próprio Lula que sobravam empregos na era dos governos militares.
    Se os militares cometeram alguma falha, acho que sim, no meu entender, eles deveriam ter desaparecido com esses que lutaram e lutam para terem o poder, mas que só roubaram, não governaram, depenaram o Brasil.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*