Novo diretor do Parque Tecnológico de Itaipu é empossado | Fábio Campana

Novo diretor do Parque Tecnológico de Itaipu é empossado

Nesta quinta-feira (17), às 9h30, será realizada no Cineteatro dos Barrageiros do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a cerimônia de posse do novo diretor superintendente do Parque, Jorge Augusto Callado Afonso. Indicado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, Jorge Callado assume no lugar de Ramiro Wahrhaftig.

A indicação do diretor-geral brasileiro da Itaipu foi referendada pelo Conselho Curador do PTI no dia 8 de maio. Jorge Callado cumpre os requisitos para o cargo, como formação e experiência.

Currículo

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), Jorge Augusto Callado é especialista em Gestão e Planejamento Ambiental pelas Faculdades Integradas Espíritas (2001); especialista em Limnologia pelo CRBIO-07 (2018); especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental pelo CRBIO-07 (2018); e mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011).

Desde 2011, ele é presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná e conselheiro estadual de Meio Ambiente (desde 2008). Foi conselheiro de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (2015-2018) e conselheiro estadual de Recursos Hídricos (2011-2013). É professor das disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia.

Entre os cargos que ocupou, estão o de diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA-Instituto das Águas do Paraná (2003-2010); coordenador estadual de Resíduos Sólidos-SEMA-PR (2004-2005); secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010); superintendente do Ibama no Paraná (2012-2015); assessor técnico para a área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017); e assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu Binacional.

Antes de assumir a nova função, de diretor superintendente do PTI, ocupava um papel estratégico na Itaipu, como assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira. Jorge Callado atuou como homem de confiança de Stamm desde que ele entrou na Itaipu, como diretor financeiro executivo. Ele era responsável pela interlocução institucional da empresa com organismos internos e instituições de fora, entre elas a Organização das Nações Unidas (ONU).

O que é o PTI

Parques tecnológicos, em sua essência, têm como função promover o desenvolvimento das regiões onde estão instalados.O PTI atua no desenvolvimento econômico e social da região oeste do Paraná por meio de iniciativas diversas, como a geração de empregos, com o estímulo a novos negócios e a empreendimentos voltados para o turismo sustentável, o apoio à educação, com a iniciação científica de crianças e adolescentes, formação técnico-profissional de jovens e o apoio à viabilização de mestrados e doutorados com foco em demandas da região.

Na área de armazenamento e produção de energia, realiza pesquisas com fontes renováveis, como biogás e hidrogênio e presta apoio à Itaipu no domínio de tecnologias, principalmente nos quesitos de automação e segurança de barragens. Nos municípios, dá suporte ao planejamento das prefeituras para a elaboração de planos de saneamento, resíduos sólidos, mobilidade urbana e captação de recursos e investe em tecnologias sustentáveis, com pesquisas voltadas para o agronegócio, mapeamento georreferenciado da região e mobilidade elétrica. Na temática de inclusão social e produtiva, são apoiados mais de 500 pequenos produtores nas esferas da agricultura familiar, com a comercialização, beneficiamento e distribuição de produtos. Segundo estudo, os chamados ativos intangíveis propiciados pelo PTI ao longo destes 14 anos de atuação ultrapassam R$ 1 bilhão em infraestrutura e conhecimentos gerados.

O Parque Tecnológico Itaipu foi criado a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, que a partir de 2003 adotou, além da geração de energia, o compromisso de “impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável no Brasil e no Paraguai”.

Credenciamento para Imprensa

Os veículos que tiverem interesse em fazer a cobertura da posse devem mandar um e-mail para imprensa@pti.org.br, informando o nome completo e o RG dos integrantes das equipes e o modelo, cor e placa do carro. Até às 10h de quinta-feira haverá uma pessoa na barreira fazendo a liberação de crachás e passes veículos para aqueles que quiserem fazer a cobertura.


Um comentário

  1. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 16 de maio de 2018 – 19:11 hs

    O Callado é um cdf. Sabe e faz. E é discreto. Boa escolha, d.r Mário.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*