Geisel autorizou 'execução sumária' de militantes, diz documento da CIA | Fábio Campana

Geisel autorizou ‘execução sumária’ de militantes, diz documento da CIA


Memorando escrito em abril de 1974 por William Colby, então diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, afirma que o presidente Ernesto Geisel (1974-1979) decidiu manter a política de “execução sumária” de opositores do regime militar praticada pelos órgãos de segurança durante a presidência de Emílio Garrastazu Medici (1969-1974).

Geisel, porém, segundo o documento, impôs condições ao Centro de Informações do Exército (CIE), órgão apontado como responsável pelas execuções: elas só deveriam ocorrer em casos excepcionais e com a autorização do Palácio do Planalto, mediante consulta ao diretor do Serviço Nacional de Informações (SNI), general João Baptista Figueiredo.

Clique aqui e leia matéria completa no Estadão.


11 comentários

  1. sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 9:27 hs

    SENDO ASSIM, A DILMA TEVE SORTE PRA CARAÍO NÉ???

  2. RR
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 9:55 hs

    FIZERAM O SERVIÇO PELA METADE,MATARAM SÓ MEIA DÚZIA DE VAGABUNDOS,O RESTO QUE FUGIU,CHEGOU AO PODER ATRAVÉS DO VOTO DOS OTÁRIOS, E ASSALTARAM O PAÍS

  3. sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 10:40 hs

    Será que alguém foi executado, ou foi só autorizada as ‘Execuções’ e a ordem não foi complida? Porque vejo que todos os Terrorista que queriam o BRASIL COMUNISTA estão aí e na política: Zé Dirceu, José Genoino que foi preso no Araguaia, Dilma Vanda e outros todos soltos. Se fizeram, não completaram a Missão e agora estamos refém desse terroristas.

  4. Dionleno
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 10:46 hs

    BETO FUSCAO, a dilma teve sorte, nós é que demos azar e ela acabou sendo eleita e fez a m que está aí…

  5. Recruta Zero
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 11:31 hs

    É só um pré candidato militar aparecer bem nas pesquisas que já começam a atacar a classe, através de notícias de pessoas e entidades que “ouviram dizer” coisas desabonadoras.

  6. Do Interior...
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 11:37 hs

    Será que as ordens eram para os contrários ao regime ou para marginais e bandidos? tipo traficantes do RJ?

  7. QUESTIONADOR
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 11:40 hs

    -E o presidente Geisel estava totalmente certo!!!
    -Era uma outra época, em que o mundo se dividia entre capitalismo x comunismo e a América Latina estava tendo uma infiltração comunista enorme. Desde apoio com dinheiro, treinamento(em Cuba, URSS, Albânia e outros países da Cortina de Ferro), técnicas guerrilheiras e outras ações como expropriações(roubos) de bancos. A resposta do regime foi duro e proporcional: criaram os órgãos de segurança mais eficazes(DOI_CODI) e a Operação Bandeirantes(fora do sistema). Os militares aprenderam à investigar com a Polícia Civil de São Paulo, onde tinham em seus quadros policiais capacitados, até nos EUA. Criou-se o sistema repressivo e a máquina de tortura e não poderia ser diferente. Como combater guerrilheiros altamente treinados e doutrinados? Com flores, com livros de historinhas infantis???
    -O que estava em jogo era a democracia brasileira. Esse pessoal de esquerda, atualmente vem falar que lutavam pela democracia e liberdade!! Uma pinóia!!! Lutavam para derrubar o Regime Militar para instaurar a ditadura de esquerda(muito pior…lembram do grande expurgo de Stálin? ou de Pol Pot?)
    -Guerrilheiros foram presos, foram torturados e mortos, sim foram, mas quantos? 400 -500? E na Argentina? Foram 9.000?

  8. Ein Sof
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 14:00 hs

    E ele estava certo.
    Não explicam o contexto e ficam fazendo demagogia barata.

  9. Juca
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 14:11 hs

    Fez besteira deicando vivos Lula, Dilma, José Dirceu e o resto da cambada!

  10. Juca
    sexta-feira, 11 de maio de 2018 – 19:32 hs

    Corrigindo:
    Fez besteira deixando vivos Lula, Dilma, José Dirceu e o resto da cambada!

  11. HELENA
    segunda-feira, 14 de maio de 2018 – 0:02 hs

    Concordo plenamente JUCA, acho que eles acharam que estes poupados, fossem os menos inofensivos, na realidade foram os mais espertos. Aliás os militares falharam e muito,deixaram esses bandidos vivos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*