Ferindo a lei eleitoral, Edinho quer ser candidato | Fábio Campana

Ferindo a lei eleitoral, Edinho quer ser candidato

Do Aroldo Murá

Em respeito à memória do banqueiro José Eduardo Vieira, falecido em 2015, a quem o Paraná deve muito, atendi pedido de Edson Vieira, o Edinho, para excluir nota de minha coluna virtual publicada no dia 7 deste mês em que ele afirma “desistir de sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD”.

Não era nota valiosa. Tão pouco relevante. No dia seguinte, no entanto, soube que ele postara em sua página no facebook, nota injuriosa. Além de desmentir a informação me acusava de “publicar uma inverdade”, como transcrevo:

“A matéria publicada no blog de Aroldo Murá, desta segunda feira, dia 07 de maio, é mentirosa e não condiz com a verdade”. É o tipo de coisa que me faz ficar furioso. Tenho um time de colaboradores que jamais se arriscaria com informação de baixa octanagem vinda de pré-candidato de baixo clero. Com a repercussão, ele deve ter somado ao menos cinco votos, perfazendo assim um total de… cinco.

JORNALISTAS ESPECIALMENTE ZELOSOS

O Sr. Edinho Vieira, o Edinho, filiado ao partido PSD do Sr. Ratinho Jr., sabe que tenho meus colaboradores em alta conta. Este, no caso, ainda mais, porque trata-se de talento raro em nosso meio. Muito precavido, antes de me passar a informação, como é de seu feitio, gravou a entrevista.

É praxe no mundo moderno dos smartphones. Há aplicativos que disponibilizam gravadores de chamadas para atender especialmente jornalistas zelosos por manter em seus arquivos as mais fidedignas palavras de seus entrevistados. Foi esse exatamente o caso. A cópia da gravação já está sob minha posse. Outras foram distribuídas na “nuvem”, onde se manterão seguras e invioláveis.

A TRANSCRIÇÃO DA CONVERSA POR TELEFONE
Eis abaixo a transcrição da gravação em que Edinho anuncia a sua desistência da pré-candidatura a deputado pelo PSD:

“COLUNA – Você vai desistir de sua pré-candidatura?

EDINHO VIEIRA – É, por conta de várias pessoas que prometeram fazer a sua parte e não fizeram. Eu estou desistindo de minha (pré-)candidatura.

Muitas pessoas que vieram me ajudar acabaram me prejudicando.

COLUNA – Mas estou vendo aqui em sua página (no facebook), sua participação no Dia do Líder Comunitário em 5 de maio.

EDINHO VIEIRA – Por causa do partido, por causa de pessoas que não cumpriram sua parte eu estou desistindo. Eu estou alheio ao que acontece. A situação ficou chata.

COLUNA – E quanto àquelas dez pessoas que trabalhavam para você.

EDINHO VIEIRA – Tá tudo igual. Ninguém recebeu (o salário). O partido, o PSD, não ajudou e me meteu nessa roubada.”

ESTRATÉGIA DO LEÃO DA MONTANHA
Apesar da tentativa de desmerecer a informação, a coluna não prestará o desserviço de dar ao empresário mais destaque do que ele merece. Sabe-se através da líder comunitária Cirleide Silva que Edinho Vieira tem assumido compromissos nos eventos – caso do Dia do Líder Comunitário, no último dia 5 –, e utilizado a estratégia do leão da montanha do desenho animado na hora de rachar as contas.

CHEQUE SEM FUNDO, MENTIRA NO PREGO
Ele já incorreu em pelo menos uma acusação não formalizada de crime eleitoral ao se comprometer com um “colaborador” na compra de barril de chope para uma festa em Arapoti, no norte pioneiro.

MAIS PROMESSAS
Segundo Cirleide, ele também se propôs a rodar um informativo comunitário na Folha de Londrina, jornal de sua família, mas esbarrou no caixa. A diretora do jornal, Alessandra Vieira, meia-irmã de Edinho, exigiu pagamento à vista. Ele recuou. Há quem garanta que a verdade de Edinho tem o mesmo valor dos cheques sem fundo de que ele é acusado de estar distribuindo na praça. Por ora, acusações que podem virar BOs e ações judiciais.

Não há melhor metáfora que essa. Um cheque sem fundo é sempre, inexoravelmente, uma mentira no prego.


Um comentário

  1. Luiz Antonio
    terça-feira, 15 de maio de 2018 – 20:51 hs

    lembram quando com cheque sem fundo na decada de 90, comprou o CALLAS na Rua Joao Negrao? No dia seguinte, Ze Eduardo fez ele ir lá, e desistir do negocio… parece que toma GARDENAL junto com Requiao. Vergonha pra familia…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*