'Aulão' do Enem na Assembleia | Fábio Campana

‘Aulão’ do Enem na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), analisou, nesta sexta-feira (18), com o professor Marlus Geronasso, do Grupo Eureka, o novo “Caderno de Exercícios” preparado para ajudar os alunos do ‘Aulão’ preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que vai ser realizado no plenário da Casa na próxima terça-feira, 22. O Aulão será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, pelo Facebook da Alep e muitos colégios irão retransmitir as aulas em telões.

O ‘Aulão’ desta terça, que deve reunir mais de 700 estudantes, a partir das 9 horas, é parte de um grande esforço desenvolvido pela Assembleia do Paraná, desde 2015, para ajudar estudantes do estado a se saírem bem no Exame. “É um grande projeto que se chama Assembleia no Enem e atua nos colégios públicos de todo o Paraná. Transmitimos mais de 500 aulas pela TV Assembleia, são dadas aulas presenciais em centenas de escolas públicas e promovemos concursos de redação com a participação de dezenas de milhares de estudantes”, diz Traiano.

“Abrimos as portas da Assembleia aos estudantes e os resultados revelam que acertamos o alvo em cheio”, assegura Traiano, numa referência ao fato que, desde 2016, apenas um ano depois que o Assembleia no Enem foi iniciado, o desempenho do Paraná no Enem suplantou o de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

“A novidade este ano é que os temas já abordados serão comentados e resolvidos pelos professores no Aulão no Plenário da Assembleia, para que os alunos saibam como chegar às soluções”, explica Marlus Geronasso, líder do Grupo Eureka. Segundo o professor, as atualizações seguem o que é a base no Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017), legislação federal que reformulou esta fase da formação educacional no país. “O alinhamento das cinco áreas de conhecimento e a integração das disciplinas fazem parte desta nova roupagem”, afirma.

O “Caderno de Exercícios” conta com dicas sobre o conteúdo das áreas de conhecimento que serão abordadas no Enem 2018, revisadas e atualizadas pelos professores do Grupo Eureka. São 18 páginas com questões relacionadas às Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Redação e Linguagens. De acordo com o professor Marlus Geronasso, coordenador geral do Eureka, a edição deste ano traz questões que foram cobradas na prova do ano passado.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2018 está marcado para os dias 4 e 11 de novembro, que caem em domingos. Para o coordenador do Eureka, é preciso que os alunos fiquem atentos à data final para as inscrições, nesta sexta-feira (18). “Alertamos para que não deixem as inscrições para a última hora. Quem ainda não fez, corra para fazer antes do encerramento, com bastante tranquilidade”, afirma Marlus Geronasso.

A parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com o Grupo Eureka já tem quatro anos e já rendeu mais de 500 videoaulas com conteúdos obrigatórios para quem participa do Enem. Todo o conteúdo pode ser acessado no site da Alep, em um canal criado exclusivamente para o projeto. É só clicar em “Assembleia no Enem”, link que tem ainda as apostilas de estudos com todo o conteúdo das disciplinas exigidas no exame nacional.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*