Lula daqui não sai | Fábio Campana

Lula daqui não sai

Em despacho expedido hoje (26), o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, disse que a ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de receber vantagens indevidas por meio da reforma de um sítio em Atibaia (SP) tem mais provas, além das delações de executivos da Odebrecht. O caso permanece, por ora, em Curitiba, decidiu o magistrado. Apenas os depoimentos de diretores da Odebrecht foram retirados do processo, onde há outras provas abundantes sobre o sítioo de Luia.

“Oportuno lembrar que a presente investigação penal iniciou-se muito antes da disponibilização a este Juízo dos termos de depoimentos dos executivos da Odebrecht em acordos de colaboração, que ela tem por base outras provas além dos referidos depoimentos”, escreveu Moro no despacho, com o qual negou pedido da defesa para que o caso fosse remetido à Justiça Federal em São Paulo ou em Brasília.

O pedido da defesa foi feito após a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado, na última terça-feira (24), o envio de acusações feitas por executivos da Odebrecht contra Lula, que estavam sob responsabilidade de Moro, para a Justiça Federal em São Paulo, onde os supostos crimes teriam ocorrido.

Em decorrência da decisão, os advogados de Lula entraram com uma petição para que não só as delações como também todo o processo fosse remetido à Justiça em SP ou em Brasília, onde Lula exerceu a Presidência da República à época dos fatos. Isso porque o ex-presidente não poderia ser julgado em duas jurisdições pelo mesmo caso, que não teria relação com desvios na Petrobras, afastando-se assim a competência de Moro, alegou a defesa.

No mesmo dia, o Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se no processo, afirmando que a decisão do STF tem caráter “superficial”, não afetando a competência de Moro para julgar tanto o caso do sitio em Atibaia como um outro, no qual o ex-presidente é acusado de receber propina por meio da compra de uma nova sede para o Instituto Lula.

Para Moro, há “precipitação” de ambas as partes, pois a decisão do STF sequer foi publicada. “É certo que a decisão deverá ser considerada para a avaliação da competência deste Juízo para a presente ação penal, mas isso não é algo automático”, afirmou o juiz. Ele acrescentou que a questão da competência, de fato, pode ter sido afetada, mas será julgada no momento adequado em outro tipo de processo, já aberto pela defesa, chamado exceção de competência.

As ações sobre o sitio em Atibaia e a sede do Instituto Lula, em São Paulo, tramitam em separado da ação sobre o triplex no Guarujá (SP), em decorrência da qual Lula foi preso no último dia 7.


8 comentários

  1. quinta-feira, 26 de abril de 2018 – 19:07 hs

    O DR MORO ESTA COM MORAL EM ALTA;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  2. FUI !!!
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 6:22 hs

    Ter um STF com a qualidade dos Marco Aurelio Melo, Lewandows-
    ki e Toffoli é uma vergonha nacional. Acho que além de terem “m”
    dentro da cabeça, comem tambem !!!

  3. Edson
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 8:16 hs

    Deus proteja esse Juiz! E também os demais juízes e procuradores, promotores, delegados, agentes, investigadores, escrivães e demais funcionários que estão empenhados em por um fim na corrupção que afunda nosso país na desgraça e na miséria! Cabe a nós, insignificantes, pelo menos orar pela proteção divina a tais prestadores do bem à nossa Pátria! Ah, ia me esquecendo, também pelos Generais!

  4. lucão
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 10:21 hs

    O amigo FUI esqueceu um, o Gilmar Mendes.

  5. ESTAMOS DE OLHO
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 11:11 hs

    O PIOR DE TUDO E QUE NAO E O POVO
    QUE COLOCA ESTES M…. LA NO STF.
    CAFAJESTES DE TOGA SUJA.

  6. BETO
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 11:23 hs

    Ale´m de ser uma Magistrado conhecedor do Direito, é possuidor de caráter , ética e boa índole. Moro também esta dando prova de que tem responsabilidade com o Brasil. Lula, mau caráter, ladrão e corrupto tem que ficar preso pelos crimes cometidos de assalto aos cofres públicos. moro sabe que esse verme comunista representa um perigo eminente á Democracia. Esse câncer até aprisionado incomoda e gera gastos aos cofres públicos. A bem da verdade, a genitora deste bandido cometeu o maior crime contra a nação no dia em que pariu este câncer.

  7. Tarzan
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 11:29 hs

    Parabéns Juiz Moro, nós também estamos ao lado da justiça mas da justiça justa e não para soltar bandidos.

  8. Luiz Eduardo
    sexta-feira, 27 de abril de 2018 – 13:27 hs

    A história é assim:
    1. No princípio, as genitoras do lula, gilmar mendes, levandowiski, toffoli e marco aurélio collor que estavam grávidas, foram na privada para cagar; cagaram e antes de puxar a descarga, viram alguma coisa tipo gerinus se batendo na águá. Com cuidado tiraram. Surgiram então os cinco acima citados. 2. gilmar mendes, levandowiski, toffoli e maro aurélio collor estudaram, fizeram direito e foram agraciados por alguns presidentes , mediante acertos pré-combinados para compor o STF, isto é, mesmo não tendo toda a capacidade jurídica foram para lá guindados por demônios, em especial o Lucifer. 3. Se as respectivas genitoras tivessem puxado a descarga esta Terra Santa chamada Brasil estaria livre destes “deuses de araque”, que assumiram o compromisso de defender o demônio maior: LULA. 4. Fez-se até canções em homenagem ao demônio maior: “olho pro céu e vejo o linderbergh que vai passando, olho pra terra e vejo montões de merda escutando o lula”
    Por que o STF tem tanto interesse em livrar o ladrão da cadeia? A legião dos militares devem avançar e eliminar estas figuras infernais. Tá certo que o Brasil não é lá estas coisas, por causa de grande parte da população alienada, mas tanto castigo………òh Deus! Será que as autoridades que deveriam tomar providências vão permitir que a baderna, a desordem e os malfeitos continuem até quando,NÃO quero mais ouvir recomendações, QUERO AÇÃO E ELIMINAÇÃO DESTAS TRANQUEIRAS. É PRECISO SALVAR O BRASIL! Escuta Vilas Boas, apesar de estar atualmente em Vilas Ruins, acho que você ainda manda
    a não ser que esteja dominado pelos demônios. Se for assim concluo:
    TAMO FUDIDO!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*