Jaime Lerner é o segundo entre os 100 melhores do Mundo | Fábio Campana

Jaime Lerner é o segundo entre
os 100 melhores do Mundo

A revista Planetizen fez uma votação mundial para a escolha dos homens que influíram positivamente nas cidades que ajudaram a mudar para melhorar a vida de seus habitantes. Urbanistas, governantes, planejadores, cem foram escolhidos. Jaime Lerner é o segundo da lista.

Em qualquer outra cidade do planeta, isso seria motivo para manifestações de júbilo. Mas vivemos em Curitiba, cidade em que Lerner foi prefeito por três vezes e operou mudanças que são referência mundial. Mas Curitiba não é dada a comemorações do reconhecimento alcançado pelo seu mais importante filho. Ora, pois, Curitiba é novamente lembrada porque passou de aldeia à cidade moderna e inovadora pelas ideias de Lerner.

Para ver e avaliar a classificação, clique e veja aqui a lista completa.


25 comentários

  1. Oswaldo
    segunda-feira, 2 de abril de 2018 – 22:52 hs

    Fabio.
    A lista é maravilhosa.
    Só um pequeno erro.
    Jayme Lerner é o primeiro.

  2. Amarante Mello Rego
    segunda-feira, 2 de abril de 2018 – 23:30 hs

    A revista deve ter levado uma grana pra isso rsrsrsrsrsrsr

  3. Abreu Aquele sim
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 0:39 hs

    Essa lista é suspeita. Pelos sobrenomes são da mesma comunidade. Deveria ser lembrado sim, esse grisalho senhor, por ter implantado o mais caro pedágio do Brasil. Corrupto nato, vendeu as concessões para 5 construtoras, essas quais, respondem hoje na lava jato. Só otarios para acreditar no conto do vigário: “Lerner o arquiteto!”. Sem falar os “tubos” e “articulados” que Paris roubou dele a idéia!! Kkkkkkkk

  4. CLOVIS PENA . E o pedágio ?
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 5:50 hs

    Os preços do pedágio no Paraná são o maior castigo imposto à população paranaense, refém de contratos de 97 até hoje.

  5. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 8:47 hs

    Embora discordante da sua primeira posse nomeado que foi pelo Regime Militar, em nada me impeço de me perfilar no beija-mão da admiração de Jaime Lerner como revolucionador da vida urbana curitibana. No Governo, é inegável a marca deixada pelo Anel de Integração, pela política de renovação da cafeicultura através do adensamento e ainda, pelo aproveitamento de cinemas fechados para espaços culturais diversos, caso contrário seriam tomados todos por seitas caça-níqueis. (eu disse níqueis?).

  6. Dosel Jr.
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 9:28 hs

    Só fala mal de Jaime Lerner aqueles cuja ignorância não lhes permite concordar com o resto do mundo. Jaime Lerner é sim, o segundo melhor urbanista do mundo. Queiram os do contra ou não. Eu tive o privilégio de entrevistá-lo inúmeras vezes e falo de dele com conhecimento de causa. A trabalho percorri vários países e em todos o seu nome é respeitado.

  7. Antonio
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:09 hs

    Orgulho-me de ser Curitibano e de ter visto a mudança por qual passou Curitiba. Ele está muitos anos à frente de seu tempo. Pena que Curitiba HOJE está perdendo seu brilho e mote de Cidade Inovadora….Parabéns Jaime Lerner. Muitos (a maioria esmagadora) o aplaudem (não com barulho) de coração.

  8. troll
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:14 hs

    Pra desespero do Pinóquio !

  9. Rapaz
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:21 hs

    Sempre tem uns idiotas reclamando do pedágio. Se não fosse o pedágio e o Anel de Integração estariam reclamando dos buracos nas estradas e no gargalo do escoamento da produção. São uns idiotas! E viva o Lerner!

  10. Sergio R.
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:21 hs

    Que viveu na época da reestruturação de Curitiba, da transformação da rua XV, das canaletas exclusivas etc. reconhece em Jaime Lerner o grande transformador de cidades. Os outros que falam mal? Só estrangeiros do ouvi falar.

  11. Estatística
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:21 hs

    Como governador teve seus péssimos momentos (pedágio, negociações para reeleição, etc). Como prefeito foi dos melhores que Curitiba já teve.
    Deu toda a força ao IPPUC, grande fábrica de idéias para o futuro. Os que vieram depois “enquadraram” o órgão às suas vontades eleitoreiras e não aplicaram os projetos.
    Podemos quase dizer que foram dois Jaime Lerners: o prefeito e o governador.

  12. NONSEI
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:45 hs

    A matéria refere-se ao ARQUITETO Jaime Lerner, não ao político.
    Querer misturrar as coisas é bem típico dos acéfalos, adoradores de burricos e outras coisas mais!

  13. Maquiavel
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:50 hs

    Jaime prefeito, foi excelente. Jaime governador, foi mais ou menos. Ocorre que comparar o governo Jaime com quem veio antes e quem veio depois ( será que veio o mesmo Rei Quião?) é chutar cachorro morto.

    Mas nunca esqueçamos que o Jaime prefeito tinha uma equipe muito boa, com Cássio na captação de recursos, Lubomir no urbanismo, etc.

    Já no governo do Estado, Jaime tinha a Belinati vice, o Geovani na Fazenda, etc…

  14. Luiz De Sa MARANHAO Neto
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 10:53 hs

    Foi o governador que teve visão estratégica para o Estado do Paraná.
    Veja a realidade da industria automobilística referência para o BRASIL
    Com portuário quero registrar os milhares de empregos gerados pela exportação e importação de veículos pelo PORTO DE PARANAGUÁ.
    Um grande estadista.

  15. Geraldo Martins
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 11:03 hs

    QUEM FEZ ESSA PESQUISA SABE QUE ELE ENTREGOU AS RODOVIAS DO PARANÁ PARA UM GRUPO DE AMIGOS DELE ASSALTAR OS PARANAENSES DURANTE 25 ANOS.

  16. ESTAMOS DE OLHO
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 11:24 hs

    MERECE TODO O RESPEITO DOS CURITIBANOS
    TA FAZENDO FALTA PARA A CIDADE.

  17. jairo correa
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 12:18 hs

    que nomes esse cara sugeriu,Creio que ele e anissemita

  18. Simões
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 12:49 hs

    Meu Deus como têm gente ignorante nesta Cidade, é por estas e outras que a Gleise é Senadora e o Requião também.

    Me desculpem aqueles que não concordam, sou do Rio e Janeiro e JAIME LERNER deveria ser idolatrado pelo povo de Curitiba ter estátua em praça pública e receber todas as homenagens do povo de Curitiba, pois se não fosse ele essa cidade estaria um caos nos dias de hoje. E está caminhando para isso se não o ouvir novamente para saber as soluções que possam ser encontradas.

    Como disse alguém ai acima muito sabiamente, confundir o administrador com o político é viajar na maionese, se não fosse a criação do pedágio imagino como estariam as estradas do Paraná. Se estão com preços abusivos quando da renovação rifem as empresas de hoje e criem novas empresas para administrar e baixem os preços, mas na conjuntura da época foi o que se pode arranjar.

    Portanto meus caros Curitibanos, lambem os beiços por terem um Jaime Lerner como idealizador da cidade, vcs não tem ideia o que é outras cidades em matéria de locomoção. É aquele velho ditado: quem nunca comeu melado quando come se lambusa.

  19. terça-feira, 3 de abril de 2018 – 17:37 hs

    Pior governador para funcionalismo público , ficou 8 anos sem dar aumento, arquiteto pode ser bom, nas como governador péssimo

  20. terça-feira, 3 de abril de 2018 – 17:37 hs

    EU VIVI E ACOMPANHEI A REVOLUÇÃO INOVAÇÃO DE CURITIBA NA ÉRA..JAIME LERNER..E TIRO O CHAPÉU..PARA ELE..POIS CURITIBA É O QUE É HOJE FOI GRAÇAS A ESTE GRANDE HOMEM….PARABÉNS…(..SAIMOS DE ALDEIA PARA UMA CIDADE DO DIA PRA NOITE );;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  21. TO DE OLHO
    terça-feira, 3 de abril de 2018 – 22:41 hs

    SABEMOS QUE NEM JESUS AGRADOU A TODOS.
    MAS SEM DÚVIDAS O VERDADEIRO CURITIBANO RECONHECE O SEU TALENTO.
    A INVEJA MUITOS POLÍTICOS É POR NÃO TEREM O TALENTO DE “””””””””””JAIME LERNER””””””””””””‘

  22. jose
    quarta-feira, 4 de abril de 2018 – 9:20 hs

    Foi bom para Curitiba e para o rio de janeiro, mas nos que somos do interior, sabemos é vivemos até hj, com a desgraça que deixou, o pedágio mais caro mundo, poderiam levar ele para o rio de janeiro, para tirar aquele estado do caos.

  23. Ricardo
    quarta-feira, 4 de abril de 2018 – 14:29 hs

    Jaime Lerner o melhor em tudo o que fez em urbanismo. Vivemos num vácuo cultural e amebas falam e escrevem. Curitiba é reconhecida como uma das melhores cidades do planeta por causa do Jaime Lerner, queiram ou não. Como diria um invejoso inimigo de Lerner: Os cães ladram. Parabéns a ele. Façamos sim um monumento e este que sem dúvida é um mais reconhecidos curitibanos em todo o mundo. Parabéns Fabio Campana. Homenagem merecida.

  24. Maquiavel
    quarta-feira, 4 de abril de 2018 – 15:06 hs

    E da equipe dele? Ninguem fala nada? Do Lubomir?

  25. jairo correa
    segunda-feira, 9 de abril de 2018 – 12:25 hs

    Meu pai trabalhava em uma transportadora,Como as estradas do parana eram pessimas ele nao podia chegar facil em Paranagua.Tinha que levar as mercadorias para Santos.Apos o Jaime ele ia a Paranagua duas vezes e Para Santos ele so podia ir uma vez por semana.So o criticam os ignorantes

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*