Coluna Painel,
A decisão da Segunda Turma do STF que tirou das mãos de Sergio Moro os trechos da delação da Odebrecht que citam Lula tem implicações para o futuro do ex-presidente no curto e no médio prazo. Para integrantes da corte, o entendimento da maioria dos ministros abre larga avenida não só para que duas ações penais a que o petista responde perante o juiz de Curitiba migrem para a Justiça de SP, como também tira a apreciação de eventuais recursos nesses casos da alçada do TRF-4.
Ministros do Supremo que não atuam na Segunda Turma avaliam que a declaração de incompetência de Moro nas ações sobre o sítio de Atibaia e a compra de um terreno para o instituto Lula não é automática, mas agora certamente será discutida.
A Justiça paulista terá que abrir inquérito para apurar as menções a Lula na delação da Odebrecht, e a defesa do petista está pronta para argumentar que a lei veda que alguém responda por um mesmo fato em dois juízos. Está aí o caminho das pedras para tirar o ex-presidente das mãos de Moro.
Em outra frente, a decisão da Segunda Turma do Supremo fortalece a alegação usada pela defesa de Lula em recursos apresentados contra o processo do tríplex, que levou o petista à prisão.
Nos recursos a cortes superiores, os advogados do ex-presidente argumentam que o próprio Moro reconheceu que não havia vínculo direto entre o dinheiro gasto pela OAS na reforma do imóvel e contratos da Petrobras.
Juristas estranharam a guinada da Segunda Turma, que havia negado por unanimidade pedido semelhante da defesa de Lula. Um observador do funcionamento da Justiça ironizou: “Gol de mão, em impedimento e após o tempo regulamentar”.
(Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas)
8 comentários
O stf vai trazer o e exército pras ruas!!
O código de processo da santa inquisição já previa um único juízo universal do julgamento das heresias e anexos ao frei Tomás de Torquemada, a única autoridade provida das licenças divinas para acender as centelhas das fogueiras da verdade e obter as confissões dos hereges e infiéis. Ajoelhai-vos e confessai, ó hereges malditos. A simonia merece o fogo imolador. Arrependei-vos!!!
Para falar a verdade, este assunto já encheu o saco!
Moral da história – neste país, ladrão de colarinho branco está proibido de ir para a cadeia;
O marco jurídico está aí para enriquecer advogados; para arrastar os processos a eternidade;para perpetuar a impunidade;para garantir o trabalho de blogueiros e analistas políticos de merda;para desnudar a politização do judiciário; para garantir um poder executivo também de merda; para estimular a inciativa privada a comprar tudo e todos
Dito isto, eu vou a PQP e vocês ficam!
Exército nas ruas o no STF, para acabar com a insegurança Jurídica que vem sendo construída pelos quatro PÁRIAS, que estão tentando acabar com a Lava-Jato, livrar da cadeia o chefe da ORCRIM e desestabilizar nossa DEMOCRACIA.
FALA SÉRIO???????????????????????????????????????????
SE ENCONTRAREM ESSE MINISTROZINHOS DE MERDA NA RUA,NOS AEROPORTOS,ENCHAM DE PORRADA.
CANALHAS E FIM DE PAPO
PT e PMDB juntos estão trabalhando para afundar a lava jato. Esse STF é parcial. Vai dar merda. Depois não digam que não avisei.