"A democracia não está em risco no Brasil", diz Moro | Fábio Campana

“A democracia não está em
risco no Brasil”, diz Moro


“Deixa eu dizer alto e claro: a democracia não está em risco no Brasil”, disse nesta segunda-feira, 16, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condenação à prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.

Segundo Moro, as investigações de corrupção sob sua responsabilidade e de outros magistrados revelaram fatos “vergonhosos”, mas sua punição, afirma, deve ser motivo de orgulho para o País. Em palestra na Escola de Direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Moro mencionou trecho de discurso feito em 1903 pelo ex-presidente dos EUA Theodore Roosevelt (1858-1919) para reforçar sua posição: “A exposição e a punição da corrupção pública é uma honra para uma nação, não uma desgraça. A vergonha está na tolerância, não na correção”.

Em julho, Moro condenou Lula a 9 anos e 6 meses por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Em janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) confirmou a condenação e elevou a pena a 12 anos e 1 mês. Lula foi preso por determinação de Moro no dia 5, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) negar pedido de habeas corpus preventivo apresentado por seus advogados.

Aliados do ex-presidente sustentam que o julgamento teve motivações políticas e representam uma ameaça ao sistema democrático. Para eles, não há provas para a condenação do ex-presidente e a proibição de sua participação na eleição representa um golpe. Lula pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que proíbe o registro de candidatos que tenham sido condenados criminalmente em segunda instância.


9 comentários

  1. HELENA
    segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 17:41 hs

    O Juiz Sérgio Moro resgatou o orgulho de todos os brasileiros em ser brasileiro. Demonstrou que a maioria é honesta, trabalhador e não aceita corrupção e muito menos mentirosos e ladrões que governem um país lindo e amigo de todas as nações.

  2. ESTAMOS DE OLHO
    segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 18:05 hs

    E ISSO AI JUIZ MORO,TEM QUE PUNIR
    ESTA CORJA DE VAGABUNDOS MESMO

  3. Palpiteiro
    segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 18:07 hs

    A democracia não está em risco no Brasil, até porque é mero instrumento para garantir a liberdade. Sem a liberdade, a democracia não serve para nada. A liberdade, esta sim, está em risco no Brasil.

  4. BOTAFOGO PRESIDENTE.
    segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 20:12 hs

    Não está o c dele,a coisa tá feia.

  5. segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 21:32 hs

    A democracia não está em risco mesmo, pois nem chegou a ser construída no Brasil.

  6. PitBull
    segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 21:36 hs

    Quem está dizendo que a democracia está em risco é a PTralhada, pois seu líder maior, o Lularápio, está tranquafiado pelas roubalheiras dele e todo seu grupo…
    Se manca Pelegão Botafogo Presidente

  7. PitBull
    segunda-feira, 16 de abril de 2018 – 21:37 hs

    sorry…trancafiado

  8. terça-feira, 17 de abril de 2018 – 8:52 hs

    A prisão de Lula é secundária em relação à construção da democracia no Brasil. O problema é vivermos em um país em que as corporações incrustadas no estado, grandes empresas, meios de comunicação, bancos, fundações e agências internacionais, entidades associativas, organizações criminosas etc, decidem nos bastidores o destino de todos os brasileiros. O pior é que em qualquer lugar que possamos ir esses agentes estarão por lá.

  9. Rapaz
    terça-feira, 17 de abril de 2018 – 14:07 hs

    MORO TÁ CERTO, A DEMOCRACIA NÃO ESTÁ EM RISCO. OS PETEBAS É QUE ACHAM ISSO, JÁ QUE ESTÃO TODOS INDO PRESOS UM POR UM EM FILA E NÃO VAI SOBRAR REPRESENTANTE DELES NA DEMOCRACIA VERDADEIRA!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*