Maria da Penha visita Greca | Fábio Campana

Maria da Penha visita Greca

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, receberam ontem a visita da ativista Maria da Penha, personalidade considerada um símbolo do combate à violência contra mulher, cujo nome batizou a lei que trata do tema no Brasil. A ativista está em Curitiba para inauguração do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Paraná.

“Alegria e honra em receber Maria da Penha, que é exemplo para o Brasil da luta a favor das mulheres e contra a violência e a covardia”, disse Greca.

No encontro, Greca citou a iniciativa na primeira gestão no comando da Prefeitura de Curitiba, em 1993, para criar a Pousada de Maria, unidade pioneira de atendimento a mulheres em situação de risco idealizada por Margarita.

A primeira-dama Margarita Sansone lembrou que a primeira Casa Abrigo do Brasil – a Pousada de Maria – nasceu do seu comprometimento em enfrentar a violência doméstica e familiar. “Esse modelo de atendimento estabeleceu critérios para o abrigamento que são utilizados até hoje na diretriz nacional. A Pousada de Maria tornou Curitiba referência e me sinto grata por me permitirem ser parte dessa história”, destacou a primeira-dama.

“A senhora é nosso orgulho”, disse a primeira-dama à Maria Penha. “O trabalho desenvolvido em Curitiba se espelhou muito no que a senhora criou”, destacou ainda Margarita.

Curitiba é uma das três do país a contar com uma unidade da Casa da Mulher, projeto do governo federal com participação do estado e administrado pelo município.

“Vou dizer em outros locais por onde passo: ‘Aproveitem a experiência (de Curitiba), que é muito boa. Fico muito empolgada em ver a Casa da Mulher Brasileira funcionando e ajudando a fortalecer a luta das pessoas envolvidas em violência contra a mulher, com um trabalho integrado e em parceria entre estado e município”, destacou também a ativista social Maria da Penha.

“Políticas públicas como essas garantem futuro às vítimas e aos nossos descendentes”, afirmou Maria da Penha, lembrado da vanguarda da Pousada de Maria, programa criado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca pela então presidente da Fundação de Ação Social e atual primeira-dama, Margarita Sansone.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*