O que acontece se a reforma da Previdência não passar? | Fábio Campana

O que acontece se a reforma da Previdência não passar?

BBC Brasil,

Parte dos economistas avalia o desfecho como mais uma “herança maldita” que a atual gestão deixará para o próximo presidente. A reforma praticamente não teria impacto fiscal positivo no curto prazo – ou seja, ela não faria muita diferença, em um primeiro momento, para aliviar o rombo orçamentário -, mas seria um sinal importante de reversão na trajetória de desequilíbrio que as contas públicas vêm mostrando desde 2014, diz Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos.
Outros especialistas afirmam, contudo, que o aparente descontrole das finanças públicas é, na verdade, um desdobramento da recessão – que teria feito a arrecadação de impostos despencar nos últimos anos, junto com o nível de atividade.
“O problema é a queda da receita, não o aumento da despesa”, diz Amir Khair, consultor na área fiscal e contrário a uma Reforma da Previdência neste momento. Para ele, a recuperação da economia neste e nos próximos anos vai reequilibrar a contabilidade do governo e permitir que o Estado financie a seguridade social.


Um comentário

  1. PIMENTA PURA
    terça-feira, 20 de fevereiro de 2018 – 6:58 hs

    Não vai acontecer absolutamente nada porque este tal deficit
    tão propagado não existe. O que existe é um complô do governo
    tentando jogar no colo dos contribuintes honestos o rombo que
    foi criado pelo próprio governo. O ladrão de verdade é o governo
    e quem paga o pato como sempre é o ladrão de galinha…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*