O nível de atividade econômica no país registrou crescimento de 1,04% em 2017, em comparação com 2016, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado hoje pelo Banco Central. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o PIB, calculado pelo IBGE, que será divulgado em março.
O IBC-Br é um dos guias do Banco Central para tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice inclui informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
Um comentário
A agenda do Brasil virtual é a pauta da justiça, da polícia e do Jornal Nacional. Enquanto isso, o Brasil real trabalha para sustentar os funcionários públicos ativos e inativos (se é que existem os ativos), sacudindo a bordo de ônibus e trens urbanos, e consegue níveis até razoáveis de crescimento. Este é um país que está a beira de um colapso civilizatório.